uern-realiza-9o-convocacao-de-professores-para-atuar-no-parfor

A Uern irá promover, no dia 5 de outubro, a Aula Magna do semestre letivo 2023.2, que será transmitida ao vivo no canal da Universidade no YouTube, às 9h.

Com o tema “Universidade e Cibercultura: A formação indispensável para interconexões seguras”, a aula será proferida pelos professores Rosângela Medeiros e Isaac Oliveira, com mediação da professora Fernanda Abreu.

A aula magna faz parte da programação da edição deste Semestre o Uern Conecta, sendo aberta para todos os estudantes e público interessado. Confira abaixo um resumo sobre a aula:

“As pessoas estão cada vez mais inseridas na realidade digital em suas relações sociais. Essa realidade não se afasta das vivências das relações acadêmicas na universidade, até mesmo porque, com uma dinâmica social peculiar, a universidade encontra-se em constante ligação como a sociedade.

Assim, nasce a importância de ampliar os diálogos sobre a cibersegurança, principalmente no que tange à utilização da inteligência artificial (IA).

O meio universitário é um terreno fértil para possibilitar a discussão sobre limites éticos e jurídicos na utilização das IAs, onde a percepção dos benefícios e desafios que essa tecnologia nos proporciona precisa ser amplamente refletido para que alcancemos uma sociedade mais democrática, justa e segura.

O impacto que as IAs proporcionam na vida das pessoas são inúmeros, mas sem um olhar ético e jurídico, podem nos levar a um locus de insegurança tanto jurídica quanto social.

Logo, abrir a discussão da cibersegurança no âmbito das IAs é um contributo não só para a vivência na universidade e seus desafios acadêmicos, mas também para que a comunidade acadêmica consiga contribuir para a construção de uma sociedade melhor e com melhor aproveitamento das tecnologias.”