EN

ES

Search
Close this search box.
uern-realiza-9o-convocacao-de-professores-para-atuar-no-parfor

A Comissão Própria de Avaliação (CPA), da Universidade do Estado do Rio Grande (Uern), decidiu prorrogar o prazo para preencher os formulários de avaliação dos cursos de graduação, referente ao semestre 2023.1. Com isso, docentes e discentes da Instituição poderão preencher os formulários de avaliação até dia 9 de setembro.

A participação de docentes e discentes é de suma importância, uma vez que os resultados do processo avaliativo são basilares para a formação de um diagnóstico eficiente sobre as potencialidades e fragilidades da Instituição, servindo de base para elaboração do plano de ação dos cursos, bem como para nortear ações estratégicas da gestão, com vistas à melhoria contínua da qualidade do ensino.

O presidente da CPA e assessor da Assessoria de Avaliação Institucional, Prof. Dr. Wendson Dantas Medeiros, ressalta que quanto maior a participação de docentes e discentes nesse processo avaliativo, mais precisos serão os resultados, potencializando maior efetividade ao processo de autoconhecimento e de autoavaliação institucional. “Por isso, é importante de todos participem, pois quanto maior a participação, mas fiel à demanda serão as ações a serem planejadas”, declara.

Os instrumentos de avaliação foram atualizados e estão sendo aplicados, pela primeira vez, através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). A migração para o SIGAA representa o fortalecimento dos processos de autoavaliação na Uern e busca atender ao que prevê o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI UERN 2016-2026), sobretudo às diretrizes I e II relacionadas à avaliação institucional.

Os novos formulários possibilitam avaliar os aspectos relativos à infraestrutura e os aspectos didáticos-pedagógicos do curso. E apresentam opções de respostas que variam entre 0 e 10, sendo 0 para não/nunca, 1 a 3 para algumas vezes/raramente, 4 a 6 para às vezes, 7 a 9 para a maioria das vezes e 10 para sim/sempre, bem como traz opção do “não se aplica”, possibilitando que o participante contribua com respostas mais fidedignas.

É válido ressaltar que a participação no processo de avaliação é voluntária e anônima, ou seja, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) e Assessoria de Avaliação Institucional (AAI), responsáveis pelo processo, apenas recebem o conteúdo das respostas, sem a identificação do participante. Com isso, os docentes e discentes têm maior liberdade para expressar suas opiniões, sugestões e críticas.