uern-realiza-9o-convocacao-de-professores-para-atuar-no-parfor

O III Seminário de Avaliação Institucional teve início nesta segunda-feira, 28, com o tema “Alinhando planejamento estratégico e orçamento participativo para a excelência organizacional”. Realizado virtualmente através da plataforma RNP, o evento tem como público-alvo diretores, vice-diretores, secretários das unidades universitárias (campi e faculdades), dirigentes de pró-reitorias e diretorias vinculadas à reitoria da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).

De acordo com o professor Wendson Bezerra, titular da Assessoria de Avaliação Institucional (AAI), o primeiro dia se mostrou extremamente rico em debates. Os diretores tiveram a oportunidade de apresentar um breve diagnóstico das suas unidades com os demais gestores da universidade. Estavam presentes a reitora Cicília Maia, pró-reitores, assessores da reitoria, entre outros.

“O tema do evento em sua terceira edição é exatamente pensar estrategicamente essas necessidades, alinhando isso ao orçamento participativo, de modo que a participação expressiva de diretores e de gestores da Universidade garante o comprometimento com essas ações e garante também a corresponsabilização nesse processo”, disse o assessor.

O encerramento do seminário ocorre amanhã, 29, e a AAI espera que o evento contribua para fortalecer a cultura da avaliação institucional na Uern. Isso com o objetivo de atender às diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI – 2016-2026), o Projeto de Avaliação Institucional, bem como alinhar a Universidade às exigências da Lei nº 10.861/2004 que institui o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior.

Wednson salienta ainda a importância da “troca de experiência, o conhecimento desse diagnóstico das unidades e também o fomento do resultado para o planejamento estratégico no âmbito das unidades e da universidade”. As metas devem estar presentes nos planos de ação das unidades universitárias e no orçamento participativo.

Com a colaboração de Maurício Barros, estagiário.