uern-realiza-9o-convocacao-de-professores-para-atuar-no-parfor

O III Seminário de Avaliação Institucional ocorre em 28 e 29 de agosto com o tema “Alinhando planejamento estratégico e orçamento participativo para a excelência organizacional”. Realizado virtualmente através da plataforma RNP, o evento tem como público-alvo diretores, vice-diretores, secretários das unidades universitárias (campi e faculdades), dirigentes de pró-reitorias e diretorias vinculadas à reitoria da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).

De acordo com a Assessoria de Avaliação Institucional (AAI), o seminário promove “a busca contínua pela excelência organizacional como um objetivo inerente às instituições de ensino superior para discutir, a partir de resultados, sobre como alinhar efetivamente o planejamento estratégico com o orçamento participativo, visando a aprimorar os processos institucionais”.

O seminário é uma parceria da AAI com a Comissão Própria de Avaliação (CPA) e atende às diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional da Uern (PDI – 2016-2026), o Projeto de Avaliação Institucional da Uern, bem como está alinhado às exigências da Lei nº 10.861/2004 que institui o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior. A sua essência reside na difusão de uma cultura de avaliação institucional e planejamento estratégico na universidade.

Com isso, incentiva-se todos os envolvidos no processo – com destaque para os gestores – a engajarem-se na avaliação, planejamento e corresponsabilidade na execução de atividades e ações em prol da consolidação de uma educação de excelência dentro do cenário de uma universidade pública, gratuita e socialmente referenciada.

“O seminário é de grande importância para o fortalecimento e sedimentação de uma cultura de avaliação em prol do planejamento estratégico com vista a alcançar as metas previstas no PDI da Uern”, disse o professor Wendson Medeiros, titular da AAI e presidente da CPA.

Ele ressaltou ainda que as metas devem estar presentes nos planos de ação das unidades universitárias e no orçamento participativo. “É um momento oportuno para avaliar e, a partir das discussões envolvendo a CPA e os dirigentes da instituição, comprometidos com os resultados de excelência, definir as prioridades para o próximo ano sem perder de vista as metas estabelecidas no nosso PDI”.