uern-realiza-9o-convocacao-de-professores-para-atuar-no-parfor

A apresentação do violonista dinamarquês Jonas Egholm lotou o auditório Dorian Jorge Freire na Estação das Artes Eliseu Ventania na noite de sexta-feira, 19. Vencedor do concurso José Tomás de Villa de Petrer, na Espanha, o músico está no Brasil como parte de uma pequena turnê em várias cidades. “Obrigado e boa noite. Este é todo o meu português”, declarou antes da sua performance.

Em Mossoró, sua chegada foi resultado de uma parceria entre a Associação de Violonistas de Mossoró (AVM) e a Escola de Música D’alva Stella Nogueira Freire da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), com patrocínio da Casa do Piano. A Orquestra Jovem do Colégio Menino Deus e o professor Renan Simões, da Escola de Música, fizeram as apresentações de abertura.

“Trazer um violinista premiado, europeu, proporciona uma perspectiva de como é ser um concertista aqui para os jovens, para inspirá-los, principalmente os que estudam música aqui, que queiram e pensam um dia fazer da música uma profissão e principalmente mostrar como é o mundo de concertista pela Europa e pelo mundo afora”, disse Alan Morais, presente da AVM.

O propósito desse tipo de evento é também criar uma cultura de música erudita na cidade, de acordo com o professor Renan. Para ele, a participação da Uern em apresentações como essa “é natural”. Com o curso de Música, a Universidade se constitui num centro importante na formação de músicos profissionais na região.

Degivaldo Avelino, professor de música do Colégio Menino Deus, disse que a orquestra da instituição existe há seis anos e que a apresentação foi uma grande oportunidade para seus alunos. “Contribui para a formação deles”.

Iasmim Estevaz, aluna de Avelino, estava um pouco nervosa. Já tinha se apresentado antes, mas não com tanto público. “Por ser um evento mais importante, é um sentimento novo, de satisfação”, contou.

A agenda de Jonas Egholm não se limitou à noite de sexta. Neste sábado, 20, lecionou uma “masterclass” aberta ao pública e gratuita no auditório do Departamento de Artes (Dart) da Faculdade de Letras e Artes (Fala).