uern-realiza-9o-convocacao-de-professores-para-atuar-no-parfor

As professoras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Fernanda Abreu (FAD/Proeg) e Suamy Soares (Fasso/Diaad) foram empossadas como membros do Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres (Cedim). E a ouvidora da Uern, Sephora Edite, foi empossada no Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra as Mulheres (Ceav). A posse dos novos membros do Cedim e Ceav foi realizada na última segunda-feira, 7, pelo Governo do Rio Grande do Norte através da Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (Semjidhrn).

Os dois colegiados têm como objetivo formular, monitorar, avaliar e atuar em rede na execução das políticas públicas para as mulheres com ênfase no enfrentamento às violências, garantia de autonomia financeira e sustentabilidade, fortalecimento da participação política e científica e mitigação das desigualdades de gênero.

A parceria da Uern com o Governo do RN através da Semjidhrn ganha força através da participação de representantes da universidade no Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres e no Comitê Estadual de Enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as Mulheres.

Na oportunidade, a governadora destacou a ampliação das Delegacias da Mulher no Estado, as parcerias – das quais a Uern já é parte em diálogo – para as Casas da Mulher Brasileira em Mossoró e Natal. “As vidas das mulheres importam, mas que para isso é preciso ações concretas, para além dos discursos”, declarou.

A presença da Uern nos dois colegiados acompanha os esforços de construir dentro da universidade políticas de enfrentamento aos assédios e violências contra as mulheres.