uern-realiza-9o-convocacao-de-professores-para-atuar-no-parfor

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) comemora, no próximo dia 28 de setembro, seus 55 anos de existência. A data será lembrada com a tradicional Assembleia Universitária, que reúne a comunidade acadêmica e convidados(as) no Teatro Municipal Dix-huit Rosado e concede títulos honoríficos e homenagens a personalidades.

Neste sábado, 5 de agosto, faltando exatos 55 dias para a Assembleia, a Universidade apresenta a marca comemorativa de seu aniversário de 55 anos, que tem como tema “A Uern também é sua”.

O tema escolhido representa a ideia de que a Universidade não é só dos estudantes, professores e técnicos, mas é um patrimônio de todo o Rio Grande do Norte e, assim, deve ser defendida e apoiada.

A Uern é ensino, pesquisa, extensão, acolhimento, diversidade e inclusão. Com caráter multicampi, a Universidade nasceu no interior do Rio Grande do Norte, está presente em seis cidades – Assú, Caicó, Mossoró, Natal, Patu e Pau dos Ferros – e já formou mais de 54 mil profissionais ao longo de sua jornada.

A Uern é agente que transforma e é transformada por todas as vidas que por ela são tocadas. A Uern é do povo potiguar e também é sua.

Programação comemorativa dos 55 anos da Uern:

Culto Evangélico

Data: 21 de setembro de 2023
Local: Igreja do Nazareno Central de Mossoró

Culto aos Orixás – Chuva de Bençãos

Data: 22 de setembro de 2023
Local: Campus Mossoró

Missa em Ação de Graça

Data: 24 de setembro de 2023
Local: Catedral de Santa Luzia de Mossoró

Assembleia Universitária

Data: 28 de setembro de 2023
Local: Teatro Municipal Dix-huit Rosado
Av. Rio Branco, s/n – Centro, Mossoró – RN

Sessão Solene da Câmara Municipal de Mossoró

Data: 29 de setembro de 2023
Local: Câmara Municipal de Mossoró

Homenageados com títulos honoríficos

Durante a Assembleia Universitária serão entregues homenagens a personalidades que foram escolhidas pelo Conselho Universitário (Consuni).

O título de Doutor Honoris Causa será concedido à Helena Bonciani Nader. Pesquisadora na área de biomedicina, possui ampla atuação em instituições de incentivo à ciência. Ela faz parte da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp), da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

O Diploma de Mérito Administrativo será entregue à servidora Sara Cristina do Couto Silva, que atua na Faculdade de Educação (FE). É membro do Grupo de extensão Diálogos em Paulo Freire e Educação Popular (LEFREIRE) e do do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Linguagens – Linha em Educação Popular.

Para o título de Professor Emérito, a escolhida pelo Conselho foi a professora Maria Vera Lúcia Fernandes Lopes. Ela é pesquisadora, conferencista e palestrante, com importantes trabalhos na área de educação inclusiva.

Já o título de Professor Honoris Causa será concedido à atriz e professora Antônia Lúcia da Silva (Tony Silva). Com forte atuação no cenário artístico-cultural de Mossoró, Tony Silva tem papel fundamental na história da arte, do teatro e da luta antirracista e em favor dos povos de terreiros.

Medalha da Abolição

A comenda Medalha da Abolição, concedida pela Uern e Prefeitura de Mossoró, foi criada pela Lei Municipal 20/68. As medalhas serão entregues durante a Assembleia Universitária.

Serão homenageados com a comenda: professora Nevinha Gurgel, reitora da Uern entre 1993 e 1997; professor Felipe Caetano (in memorian), militante da cultura e do teatro; e empresária Zilene Marques, diretora geral da TCM Telecom.