uern-realiza-9o-convocacao-de-professores-para-atuar-no-parfor

Pela primeira vez a avaliação institucional da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) será realizada através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Em virtude da mudança, os formulários que haviam sido atualizados, anteriormente, pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), foram adaptados à nova plataforma, marcando, assim, um novo ciclo avaliativo no âmbito da Instituição.

Diante dessas mudanças, a CPA redefiniu a data de disponibilidade dos formulários de avaliação docente/discente, a qual estava prevista para iniciar no dia 24 de julho, conforme previsto no calendário acadêmico de 2023.1.

Nesse sentido, os formulários de avaliação do semestre ficarão disponíveis, para os docentes e discentes, a partir desta quarta-feira, dia 02 de agosto, e seguem até o dia 02 de setembro.

Entretanto, as Comissões Setoriais de Avaliação (Coses), Assessoria de Avaliação Institucional (AAI) e a CPA iniciarão, já no dia 24 de julho, o trabalho de sensibilização e divulgação do processo, para incentivar a participação de toda a comunidade acadêmica.

Para o professor Wendson Medeiros, assessor de Avaliação Institucional e presidente da CPA, a migração para o SIGAA representa o fortalecimento dos processos de autoavaliação na Uern e busca atender ao que prevê o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2016-2026), sobretudo às diretrizes I e II relacionadas à avaliação institucional.

“É um momento oportuno de dinamizar o processo e torná-lo mais efetivo, contribuindo, com os seus resultados, para o autoconhecimento e para o aperfeiçoamento da gestão acadêmica e administrativa. Por isso, é de grande importância o trabalho da CPA e das Coses na sensibilização da comunidade para que tenhamos uma ampla participação de nossos discentes e docentes neste processo”, afirma o assessor.

No dia 17 de julho, a AAI, em parceria com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), promoveu um curso de capacitação voltado para os docentes da Uern, ministrado pela Profa. Dra. Ceres Germanna Braga Morais, chefe do setor de pesquisa da AAI, com o objetivo de demonstrar como os formulários e os resultados da avaliação ficarão disponíveis na nova plataforma.

O referido curso encontra-se disponível no canal do Setor de Capacitação e Treinamento no YouTube. Clique AQUI para assistir.

A avaliação institucional é uma oportunidade de deixar registrada a opinião dos docentes e discentes da Uern sobre os aspectos didático-pedagógicos e de infraestrutura, para que a Universidade tenha um diagnóstico do que está indo bem e do que precisa melhorar.

Os resultados da avaliação são de suma importância para o planejamento e a gestão institucional, para elaboração dos planos de ação das unidades e dos cursos, com o intuito de melhoria contínua da qualidade do ensino e dos serviços ofertados pela Instituição.