uern-realiza-9o-convocacao-de-professores-para-atuar-no-parfor

A Diretoria de Ações Inclusivas (Dain), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), está em Cusco, no Peru, na II Jornada Peruana de Inclusão – Práticas Educativas, Culturais, Diversidade e Inclusão. A programação teve início na última segunda-feira, 10, e segue até esta quinta-feira, 13.

O encontro tem como objetivo promover a discussão sobre os processos de (auto) formação e práticas educativas, a produção histórica da cultura, as (auto) biografias, as identidades e memórias, a educação especial/inclusiva e o lugar da diversidade como espaços de produção de saberes.

A participação da Dain trata-se do projeto de formação “Práticas Educativas, Cultura, Diversidade e Inclusão”, segundo informa a professora Dra. Ana Lúcia Aguiar, titular da Dain. “Esse é um projeto que nós desenvolvemos em nove países na América Latina. Está dentro do plano estratégico de ação da Uern, através da Dain”, complementa.

Ele informa que o evento no Peru está dentro da missão proposta pelo projeto, “que é a pesquisa, o estudo e é desenvolver exatamente os convênios, estabelecer parcerias entre a divisão regional de educação de Cusco e a Uern”, detalhou.

Durante o evento, a professora Ana Lúcia Aguiar apresentou temas como o ensino superior e a inclusão de estudantes com deficiência, a democratização do acesso e permanência de estudantes com deficiência no ensino superior, realidades, desafios e perspectivas para pessoas com transtorno do espectro autistas, educação de surdos no Brasil.

O projeto de formação “Práticas Educativas, Cultura, Diversidade e Inclusão” é composto pela equipe da Dain e professores e alunos do Programa de Pos-Graduação em Educação (Poseduc). Desde 2013, o projeto percorreu os seguintes países: Cuba, Argentina, México, Chile, Bolívia, Colômbia e o Peru.