O Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) teve a proposta de criação do Curso de Doutorado em História aprovada nesta semana pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Além da aprovação, a Capes concedeu o conceito 5 ao novo doutorado – a nota mais alta nessa modalidade de curso.
Tendo como objetivo central proporcionar formação continuada que contribua para o exercício da docência em História na educação básica, o ProfHistória é um programa de pós-graduação stricto sensu construído em rede, com 39 instituições participantes, incluindo a Uern.
Com a aprovação por parte da Capes, a Uern prepara-se para iniciar os procedimentos necessários para a criação do doutorado em História.
A expectativa, afirma o vice-coordenador do Profhistória na Uern, professor André Seal, é que a próxima seleção para alunos do curso de mestrado, ainda neste semestre, conte também com vagas para o novo curso de doutorado, que deve ter início em 2024.
Na próxima quinta-feira, os coordenadores do programa em cada instituição participantes farão um encontro, em São Luís (MA), para definir questões sobre a instalação do novo curso, incluindo as datas da seleção.
“Nós estamos muito felizes com essa notícia. Tanto pela criação do curso quanto pela nota que foi dada”, frisa o professor, que participou da elaboração do projeto do novo curso.
Também participará do encontro em São Luís o professor Francisco Linhares, coordenador do Profhistória na Uern, que frisa a importância do programa e do novo curso para a instituição.
“Esse mérito é divido entre todos os professores do Departamento de História da Uern. É um esforço coletivo, de um corpo docente extremamente qualificado e muito dedicado. Estamos agendando uma reunião com a pró-reitora de Pesquisa, professora Ellany Gurgel, e com a Reitora Cicilia, para tratarmos da implementação do doutorado em História”, destaca o coordenador.