uern-realiza-9o-convocacao-de-professores-para-atuar-no-parfor

O professor Dr. Rodolfo Cavalcanti, da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS/UERN), presidirá a delegação brasileira que estará em Xangai/China entre os dias 20 e 25 de Setembro de 2023 para o BRICS Symposium on Neuroscience. Este é um dos principais eventos da área de Neurociência do mundo.

Poder representar o país e, em especial a Uern, numa ação dessa envergadura me faz entender que todos esses anos de esforços valeram à pena. De fato, o Brasil é uma incubadora de grandes neurocientistas e, como tal, há centenas que possuem total expertise para ocuparem o meu lugar na fundação do BRICS Brain Network. Sinto-me feliz e honrado por alcançar esse degrau na minha carreira acadêmica, mas o que me deixa mais entusiasmado é saber que tantas oportunidades poderão surgir a partir de agora para outros docentes e estudantes de graduação e pós-graduação”, afirmou Rodolfo.

Além do professor Rodolfo, a comitiva brasileira contará com a presença do Prof. Dr. Paulo Leonardo Morais, orientando de Rodolfo, em nível de Pós-Doutorado, no Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade – PPGSS/UERN; também integra a equipe o Prof. Dr. Jeferson Cavalcante, que representará a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Durante o evento, os pesquisadores irão proferir palestras de abertura, mas a ida da comitiva brasileira é crucial para um passo muito importante no fortalecimento da internacionalização das Universidades. As comitivas do Brasil, Rússia, India, China e África do Sul construirão juntas o termo de cooperação que dará origem ao BRICS Brain Network.

O projeto de acordo multipartite tem como premissas o intercâmbio docente e discente entre os países constituintes do BRICS, assim como o desenvolvimento colaborativo de estudos, experimentos e produções ligadas à Neurociência.

O professor Dr. Pedro Adrião, diretor de Relações Internacionais na Uern, fala sobre a importância da representatividade de um professor da Uern em um evento desse porte: “A participação do professor Dr. José Rodolfo no simpósio é extremamente importante para a nossa instituição. Sabemos do seu comprometimento com a pesquisa, com os programas de pós-graduação e com a internacionalização da Uern. Um evento dessa magnitude, que reunirá pesquisadores de renome com experiência e competência na área de neurociência de diferentes partes do mundo, pode levar a colaborações futuras, compartilhamento de experiências, parcerias de pesquisa e ampliar a rede de contatos acadêmicos e profissionais. O professor Dr. José Rodolfo será um grande embaixador da Uern na China”, ressaltou Pedro Adrião.

O Comitê fundador do BRICS Brain Network é composto pelos seguintes pesquisadores:

José Rodolfo Lopes de Paiva Cavalcanti, PhD

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Departamento de Ciências Biomédicas, Laboratório de Neurologia Experimental – Mossoró/RN, Brazil

Alexey Semyanov, PhD

Jiaxing Univeristy and Institute of Bioorganic Chemistry of RAS – Moscow, Russia

Mohanasankar Sivaprakasam, PhD

Indian Institute of Technology, Madras, Health Care Technology Innovation Centre (HTIC) – Chennai, India

Mu-ming Poo, PhD

Shanghai Center for Brain Science and Brain-Inspired Technology – Shanghai, China

Paul Manger, PhD

University of the Witwatersrand, School of Anatomical Sciences – Johannesburg, South Africa