uern-realiza-9o-convocacao-de-professores-para-atuar-no-parfor

Texto: Maurício Barros – Estagiário de Jornalismo

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), através da Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade (DIAAD) e da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), promove, ao longo desta quinta-feira, 29, ações alusivas ao Dia do Orgulho LGBTQIAPN+. Pela manhã, a ação ocorreu no centro de convivência da Universidade Mossoró, e contou com feirinha agroecológica e artesanal.

No período noturno, a partir das 18h, a programação contará com intervenções artísticas, sarau, varal da diversidade e artesanato, também no Centro de Convivência da Uern Mossoró.

A Uern com Diversidade faz parte das ações alusivas ao Mês do Orgulho LGBTQIAPN+, que propõe debates e visibilidade à comunidade. A responsável pelo eixo de Relações e Identidade de Gênero, Direitos das Mulheres e da Comunidade LGBTQIA+ da DIAAD, Suamy Soares, destaca que há vários obstáculos para sempre enfrentados, enfatizando as dificuldades de pessoas trans e das travestis de entrarem e se inserirem nos espaços educacionais.

“Muito importante a universidade construir espaços de visibilidade para a comunidade LGBTQIAPN+, da gente ter consciência da ação social e de que é necessário a Uern avançar nesse debate”, destaca.

A estudante de Pedagogia Wedna Duarte comenta que essas ações permitem um olhar mais plural e de respeito. “É uma forma de abrir espaço para permitir que a sociedade respeite a comunidade LGBTQIAPN+ porque são membros da sociedade, por isso devem ser respeitados e respeitadas como são”, diz.