Próximo de completar um mês de soltura, Gabriel – peixe-boi resgatado em 31 de maio – vem apresentando excelente comportamento e adaptação ao ambiente natural. O Projeto Cetáceos da Costa Branca (PCCB) e a Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande do Norte (Fucitern) recentemente alcançaram um marco significativo na conservação da vida selvagem ao realizar a soltura do animal que havia sido resgatado e reabilitado com sucesso.
Encontrado em uma situação precária em 12 de Julho de 2017, na Praia de Quixaba, no município de Aracati/CE, o peixe-boi foi resgatado por uma equipe de especialistas da Universidade, que imediatamente começou a prestar os cuidados necessários para sua recuperação. Sob os cuidados atentos de especialistas, Gabriel passou por um programa de reabilitação abrangente.
“Recentemente, o animal foi capturado para uma avaliação geral quanto ao estado de saúde, e revisão detalhada de todos os acessórios de fixação que compõem o equipamento de telemetria”, registrou o PCCB em seu perfil no Instagram.
De acordo com a postagem, as áreas de uso utilizadas pelo animal concentram-se na área da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão e região de entorno, águas estuarinas ou costeiras. Os tratadores também proporcionaram ao animal um ambiente seguro e estimulante, permitindo que ele se readaptasse gradualmente às condições naturais.
Durante o monitoramento pós-soltura de Gabriel, a equipe técnica conseguiu registrar diversos comportamentos desejáveis, desde o reconhecimento de sítios com riscos iminentes (áreas secas), consumo de itens naturais (folhas de mangue, algas e capim agulha) e até a definição pontos de hidratação, locais com abundância de olhos d’água doce.
Determinadas evidências demonstram a excelente capacidade de adaptação do animal ao ambiente natural, e que todos os esforços desenvolvidos e aplicados vêm sendo eficientes.
O resgate, reabilitação, aclimatação, soltura e monitoramento pós-soltura dos Peixes-boi é uma ação prevista no Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia Potiguar (PMP-BP), como exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo IBAMA para as atividades de exploração, produção e escoamento de petróleo e gás na região, sendo executado por meio de convênio entre a Petrobras, FUNCITERN e UERN.
Caso alguém encontre algum peixe-boi-marinho marcado com um rádio transmissor, pode-se entrar em contato com nossa equipe. Não toque, não forneça água e nem alimentos ao animal. Avise por meio dos nossos seguintes telefones: (84) 9 8843-4621 (Areia Branca e região) e (84) 9 9943 0058 (Natal e região).
A soltura de Gabriel é um exemplo do trabalho e dedicação do Projeto Cetáceos da Costa Branca da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) em prol da conservação da vida marinha. Através de pesquisas, programas de reabilitação e ações diretas, o projeto desempenha um papel crucial na proteção dessas espécies ameaçadas. O sucesso do resgate e soltura de Gabriel é um lembrete do impacto positivo que as instituições acadêmicas podem ter no meio ambiente e na preservação da biodiversidade.