uern-realiza-9o-convocacao-de-professores-para-atuar-no-parfor

O Projeto de Extensão de Estudos e Práxis Marxistas (PEPM), do Departamento de filosofia, da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic) recebe inscrições para interessados em cursos de extensão e lives temáticas sobre o método científico do filósofo Karl Marx, bem como as teorias marxistas que giram em torno da educação. As aulas ocorrem até março de 2024.

“O PEPM limita-se ao estudo filosófico das ideias, com sujeição ao método científico e à postura universitária, como se passa com os grandes centros de estudos das mais prestigiosas universidades de todo o mundo. Além das perspectivas acadêmicas acima referidas, destaca-se o caráter multidisciplinar do projeto que envolve as áreas de educação, filosofia e ciências humanas e sociais”, disse o professor Bosco Brito, coordenador do programa, que está em sua terceira edição.

Para o professor, a ação extensionista se destaca pela articulação entre teoria e prática.  “Isto significa que a proposta de trabalho parte de algumas perspectivas teóricas que se referem diretamente aos anseios sociais, visto que compreende o mundo do trabalho e a teoria crítica social do capital em suas múltiplas dimensões: econômica, filosófica, educacional, jurídico-política, cultural e social, conectadas na forma de uma totalidade orgânica, historicamente constituída”.

Estudantes de ensino superior de qualquer institiuição, além de integrantes da classe trabalhadora, podem participar do projeto. Na edição anterior, foram mais de 400 inscritos.

Nesta terceira edição, serão oferecidos dois momentos de atividades:

1. Curso de Extensão: Introdução ao Pensamento de Marx. Ministrante: Prof. Dr. João Bosco Brito do Nascimento (PROF-FILO/UERN). Trata-se de aulas quinzenais, com duração de duas horas por aula. O curso é 100% online, com transmissão pelo Google Meet. Portanto, as vagas são limitadas. Os participantes recebem ao final um certificado de 160 horas emitido pela Pró-Reitoria de Entensão (Proex).

2. Lives temáticas sobre introdução ao pensamento de Karl Marx, marxismo e educação. Trata-se de transmissões ao vivo quinzenais, com duração de duas horas e transmissão pelo canal PEPM-TV, no YouTube. Por isso, as vagas são ilimitadas. Para cada transmissão, o participante que registrar presença em formulário disponibilizado durante cada uma das lives, receberá em, no máximo, 48 horas após a live, um certificado de participação com duas horas por live. Esse certificado será emitido pela coordenação do projeto de extensão.

Ambas atividades carecem de inscrições. No caso do curso de extensão pelo Google Meet, as inscrições se dão através de uma solicitação que deve ser enviada pelo interessado para o endereço eletrônico pepm@uern.br. Já no caso das inscrições para as transmissões ao vivo pelo Youtube, as inscrições se dão através do preenchimento de formulário neste link de acesso. Os interessados podem se inscrever em ambas as atividades.