uern-realiza-9o-convocacao-de-professores-para-atuar-no-parfor

Gestores, representantes de instituições sociais, educacionais e governamentais, professores, técnico-administrativos e estudantes participaram na manhã desta segunda-feira, 19, do II Encontro Institucional de Parceiros da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte: Socialmente Referenciada, Inclusiva e Includente. O evento ocorreu no auditório da Faculdade de Educação Física (Faef), e teve como objetivo debater questões relacionadas à acessibilidade e à igualdade de oportunidades.

Partciparam do encontro, o Subchefe do Gabinete da Reitoria, Prof. Dr. Jandeson Dantas da Silva, representando a reitora Cicília Maia; a diretora de Políticas e Ações Inclusivas da Uern, Ana Lúcia Aguiar; a coordenadora do Centro de Referência Paralímpico – Polo Uern, Irany Knackfuss; o diretor da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte, Padre Charles Lamartine; o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Mossoró, Luís Correia; a coordenadora de Políticas para Pessoas com Deficiência de Mossoró, Camila Morais; e a coordenadora geral da Ações Afirmativas, Diversidade e Inclusão Social, Fernanda Kallyne.

O evento contou com a apresentação cultural e um momento de acolhida. Em mensagem de vídeo, a reitoria Cicília Maia destacou que este encontro é uma oportunidade valiosa para debater questões de inclusão e acessibilidade. “Temos desenvolvido um trabalhado de forma contínua para promover a acessibilidade e a inclusão. Esse evento é uma oportunidade para compartilharmos experiências e debatermos soluções para os desafios da acessibilidade e inclusão, a fim de garantir o pleno direito das pessoas com deficiência”, afirma.

Irany Knackfuss apresentou o projeto do Centro de Referência Paralímpico no Campus Mossoró, que tem destaque nacional, disponível para comunidade interna e externa. “O Centro tem como objetivo oportunizar a prática de esporte, e, futuramente, preparar atletas para as parolimpíadas”, declara. No país, existem apenas 39 Centros de Referências desta natureza.

Ana Lúcia enfatizou a importância das parcerias para o desenvolvimento de ações voltadas para uma sociedade inclusiva e includente. “Vamos juntos trabalhar cada vez mais pela queda de barreiras atitudinais, para termos uma prática anticapacitista e garantir dos direitos de todos”, afirma. O padre Charles Lamartine ressaltou o papel da Universidade na construção de uma sociedade mais inclusiva.

Jandeson Dantas frisou que a Universidade tem buscado fazer investimentos e firmar parcerias para otimizar as ações de inclusão. “O Centro de Referência Paralímpico é um importante passo para promover a inclusão e revelar talentos”, observa.

O II Encontro Institucional de Parceiros da Uern: Socialmente Referenciada, Inclusiva e Includente é uma importante e necessária medida para garantir a inclusão e a igualdade de oportunidades para as pessoas com deficiência.