uern-realiza-9o-convocacao-de-professores-para-atuar-no-parfor

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) realizou, na manhã desta segunda-feira, 5, a abertura de mais uma edição da Semana do Meio Ambiente (SeMaBio). Realizado no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic), na Uern Mossoró, o evento contou com a participação de professores, alunos, e convidados, e teve como objetivo conscientizar a comunidade acadêmica sobre a importância da preservação ambiental.

As atividades da semana incluíram palestras, debates, oficinas e exposições, abordando temas como sustentabilidade, conservação de recursos naturais, combate à poluição e reciclagem. Além disso, foram realizadas ações de feirinha de artesanato e doação de mudas de plantas.

Para a reitora Cicília Maia, “esse evento mostra a sua grandeza especialmente pela integração. Sempre gosto de reforçar o quanto a nossa universidade tem crescido”, destacando o desenvolvimento dos programas de pós-graduação como forma de oportunizar o ensino e a pesquisa em municípios do interior. “Isso é algo que temos que celebrar dia a dia”.

Os participantes da Semana do Meio Ambiente destacaram a importância de eventos como esse para sensibilizar as pessoas sobre a necessidade de cuidar do meio ambiente. “Eu acredito que contribui muito para você conseguir gerenciar atividades. Tendo essas experiências, você consegue organizar esse tipo de dinâmica quando for professor, auxiliando nos eventos da escola”, disse a estudante Nayara Kelly, que participou da comissão organizadora do evento.

De acordo com a professora Danielle Peretti, do Departamento de Ciências Biológicas, “tudo que fala do meio ambiente é extremamente relevante. Se formos pensar nos impactos causados pela sociedade, vemos que há necessidade de reverter alguns dessas ações através da sensibilização ambiental. Então, contribuímos tanto com a formação de nossos alunos quanto com o fato de levar esse conhecimento para a população”.

“É um evento super importante esse tipo de evento não só pelo tema, mas pela integração de alunos e pesquisadores, principalmente faz que com os novos estudantes tenham a real dimensão do que é a universidade”, completou o professor Lima Júnior, diretor da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (Fanat).

A Semana do Meio Ambiente tem programação multicampi que irá até o dia 7.