uern-realiza-9o-convocacao-de-professores-para-atuar-no-parfor

Texto de Lydia Paulino, estagiária de Jornalismo

O projeto Sala de Leitura, vinculado à Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FE/Uern), recebeu, nesta quarta-feira (31), a visita de crianças da Unidade de Educação Infantil Rosanira Mota para uma manhã rica em detalhes, motivação e incentivo para a leitura.

Uma das diversas ações que o projeto desenvolve é a visita de estudantes escolas, em que recebem crianças e professores para participar de atividades voltadas para a leitura literária.

O programa tem como principal objetivo concretizar a relação necessária entre universidade e comunidade por meio de ações que viabilizem uma cultura leitora pautada na formação humana, estética e comunicativa.

De acordo com Alexandra Fonte, supervisora da Unidade de Educação Infantil Rosanira Mota, é importante que as crianças tenham essa vivência além dos muros da escola. O projeto, acrescenta, é uma grande oportunidade para que as crianças percebam que a leitura existe fora da sala de aula a que estão habituados. “Quando nós recebemos esse convite de vir até aqui foi uma grande oportunidade para as crianças”, afirmou.

Para a professora Emanuela Medeiros, coordenadora pedagógica do projeto, “nós estamos construindo aqui um propósito de desenvolver leitores, que sejam críticos, que sejam criativos e acima de tudo que sejam envolvidos com a própria condição humana”. E acrescenta que esse momento é especial também para os discentes de Pedagogia.

A Sala de Leitura é resultado da revitalização da Biblioteca Setorial da Faculdade de Educação, que passou por uma série de mudanças no espaço físico, nos acervos e na composição das atividades existentes.

Atualmente, algumas atividades estão vinculadas institucionalmente à Sala de Leitura, como o projeto de ensino Ateliê de Formação em Literatura para a Docência e o projeto de extensão Clube de Leitura da FE. Ambos com o objetivo de fornecer aos discentes uma formação acadêmica complementar e integrativa na área do ensino.

As visitas das escolas são realizadas mediante o contato/agendamento prévio. Mais informações podem ser solicitadas no perfil do projeto no Instagram.