uern-realiza-9o-convocacao-de-professores-para-atuar-no-parfor

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), através do Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Nupics), realizará nesta terça-feira, 30, o primeiro Encontro Regional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, a partir das 7h45, no Teatro Lauro Monte Filho, em Mossoró.

Na programação voltada a gestores, profissionais, estudantes e representantes da sociedade, haverá uma apresentação do cenário atual das Pics no estado e as mesas redondas “Práticas integrativas e complementares – Pics, suas possibilidades de implantação, implementação e acompanhamento no SUS” e “A importância das universidades como protagonistas no processo formativo em PICS”.

Serão, pelo menos, 25 municípios participantes do evento em comemoração aos 17 anos da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC).

Histórico

No dia 3 de maio de 2006 foi instituída a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (SUS). O documento representou uma expansão do olhar sobre saúde e doença, ampliando ofertas e possibilidades terapêuticas. Ao longo desses 17 anos, essas atividades contribuíram para o aumento da resolubilidade do cuidado, em especial na atenção primária, e para a promoção do bem-estar individual e coletivo. O Ministério da Saúde reforça a importância da formulação e execução de programas e projetos que fortaleçam a implementação das PICS no território, com foco nas condições relevantes para a saúde pública e no contexto do curso de vida.