uern-realiza-9o-convocacao-de-professores-para-atuar-no-parfor

Texto: Lydia Paulino – Estagiária de Jornalismo

A professora Dra. Iasmin Marinho, do Departamento de Educação da Faculdade de Educação (FE), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) Mossoró, é pesquisadora convidada da Fundação Getúlio Vargas (FGV) em dois projetos nacionais sobre Gestão Educacional.

Atualmente, ela está vinculada à “Pesquisa Municípios Eficazes na Gestão da Aprendizagem”, desenvolvida no âmbito do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV). A pesquisa, coordenada pela Profa. Dra. Sofia Lerche Vieira (UECE), conta com uma equipe de sete componentes, além da coordenação, composta por professores universitários e bolsistas de iniciação científica contratados.

Iasmin Marinho participou da pesquisa de campo em oito municípios brasileiros estados:Moju (PA), Manoel Urbano (AC), Jijoca de Jericoacoara (CE), Juazeiro (BA), Oeiras (PI), Goiânia (GO), São Caetano do Sul (SP) e Joinville (SC) e três estados: Mato Grosso do Sul, São Paulo e Piauí pela Pesquisa Estados Eficazes na Gestão da Aprendizagem. Esta última já finalizada e publicada na forma de livro, disponível neste link.

A pesquisa tem por objetivo aprofundar os conhecimentos sobre a melhoria da gestão educacional em municípios brasileiros. Para tanto, investiga processos de gestão adotados por municípios considerando seus resultados no Ideb e as repercussões de tais práticas sobre a gestão da aprendizagem.

São analisados cinco temas estratégicos associados à eficácia da gestão educacional: currículo, avaliação, profissionais da educação, acompanhamento e regime de colaboração. De natureza quanti-qualitativa, o estudo consta de análise de questionário online enviado a todos os municípios brasileiros e uma pesquisa qualitativa in loco em amostra de 16 municípios extraída dos 460 municípios que responderam ao instrumento quantitativo.

A disseminação dos resultados da pesquisa será feita por um relatório final, dois artigos acadêmicos, um livro (versão impressa e digital), um seminário de divulgação para as secretarias municipais de educação, inclusão de conteúdos online na plataforma da FGV e dois artigos jornalísticos.

De acordo com a professora, há previsão de sua participação em outras visitas de campo em municípios da amostra.

Sobre o tema, a pesquisadora salienta a importância do estudo para auxílio dos formuladores de políticas públicas, bem como, para as próprias universidades, compreendendo o impacto da qualidade da formação dos profissionais de educação a partir dos casos analisados no âmbito das gestões municipais e estaduais.

“Fazer gestão educacional não é atividade simples, e torna-se ainda mais complexa de acordo com a diversidade territorial observada no país. São muitos brazis. Essas tantas diferenças reorganizam as demandas educacionais e os desafios na garantia do direito de aprender com qualidade. Para nós, professores universitários, a experiência singular de estar nas escolas e sistemas de ensino, evoca a necessidade de ampliação do diálogo com essas instâncias, estreitando a comunicação, formação e pesquisa”, afirma a professora Iasmin.

Os resultados da pesquisa, com previsão para publicação em setembro de 2023, integrará também a plataforma de divulgação de experiências municipais, disponível em: FGV Municípios.