uern-realiza-9o-convocacao-de-professores-para-atuar-no-parfor

A reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Cicília Maia, recebeu em seu gabinete, na tarde desta quinta-feira, 18, o professor Márcio André Veras Machado, para tratar de assuntos relacionados ao planejamento e criação de programas de pós-graduação no interior do Nordeste. Machado é coordenador da área de Administração, Turismo e Ciências Contábeis da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Durante o encontro, foram discutidas as necessidades e demandas do mercado de trabalho e a importância de oferecer cursos de alta qualidade que atendam às expectativas dos profissionais e das empresas na região.

O coordenador destacou a importância da parceria entre as universidades e o poder público para promover a qualificação profissional e contribuir para o desenvolvimento econômico e social do país. Ele afirmou que o governo está empenhado em apoiar as instituições de ensino superior na expansão de sua oferta de cursos de pós-graduação e na captação de recursos para pesquisa e desenvolvimento. “Sou nordestino e estou à disposição para auxiliar no fomento à pesquisa e no incentivo aos programas de pós-graduação das universidades do Nordeste. Para mim, isto é uma meta”, disse.

A reitora, por sua vez, destacou a relevância dos programas de pós-graduação para a excelência acadêmica da Uern e se comprometeu a trabalhar em conjunto com o governo para identificar demandas e oportunidades de investimento nessa área. Ela enfatizou que a instituição, que atualmente conta com 22 cursos de mestrado e quatro de doutorado, está empenhada em oferecer cursos de alta qualidade, com professores qualificados e uma infraestrutura adequada para a formação dos futuros pesquisadores e profissionais: “Estamos aqui para somar esforços”

Ao final do encontro, a reitora e o coordenador concordaram em estabelecer uma agenda de trabalho para dar continuidade às discussões e avançar nos projetos de planejamento e criação de programas de pós-graduação. Eles destacaram a importância do diálogo e da cooperação entre as instituições para o fortalecimento do ensino superior e a promoção do desenvolvimento do País.