uern-realiza-9o-convocacao-de-professores-para-atuar-no-parfor

Texto: Lydia Paulino – Estagiária de Jornalismo

Professores e alunos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) tiveram seis artigos aprovados no 61º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (Sober). O evento será realizado de 23 a 27 de julho, na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP), em Piracicaba (SP).

Os artigos foram feitos pelos docentes e discentes do curso de Ciências Econômicas (Facem/Uern), mestrandos e doutorandos em Economia da Uern, e membros do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Regional: Agricultura e Petróleo, coordenado pelo professor Dr. Emanoel Márcio Nunes.

Entre os autores dos artigos aprovados, estão César José de Oliveira, que é diretor-presidente do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (EMATER/RN) e Paulo Sidney Gomes Silva, diretor-presidente do Instituto de Gestão de Águas do Rio Grande do Norte (IGARN), que são órgãos do Estado que atuam na área rural no Estado.

O Congresso da Sober é o principal evento a nível nacional e da América Latina na área de Economia Rural. A iniciativa tem o objetivo de desenvolver as ciências sociais rurais (Administração, Economia, Extensão, Comunicação e Sociologia Rural) e suas correlatas.

O tema geral desta edição será “Agropecuária do Futuro: tecnologia, sustentabilidade e a segurança alimentar”.

Veja abaixo a lista dos títulos e autores dos artigos aceitos no Congresso da SOBER 2023:

POTENCIAIS E DESAFIOS PARA A PRODUÇÃO E A COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS SAUDÁVEIS NO MERCADO DA AGRICULTURA FAMILIAR DO RIO GRANDE DO NORTE
Autores: Paulo Sidney Gomes Silva, Emanoel Marcio Nunes, Joaquim Pinheiro de Araújo e Maria Luíza Hipólito de Oliveira.

IMPACTOS DAS EXPORTAÇÕES SOBRE A SOBREVIVÊNCIA DAS EMPRESAS DE FRUTICULTURA IRRIGADA NO RIO GRANDE DO NORTE
Autores: Camila Escobar, Emanoel Marcio Nunes, Fábio Lúcio Rodrigues e Joedson Jales de Farias

A INTEGRAÇÃO DA CADEIA GLOBAL DE VALOR (CGV) DO MELÃO NO CONTEXTO DO MODELO AGROEXPORTADOR BRASILEIRO
Autores: Emanoel Marcio Nunes, Samara de Melo Ramalho, Genivalda Cordeiro da Costa e Joedson Jales de Farias

O PROGRAMA GARANTIA-SAFRA COMO MECANISMO DE POLÍTICA NA AGRICULTURA FAMILIAR DOS TERRITÓRIOS DO RIO GRANDE DO NORTE
Autores: Emanoel Márcio Nunes, Maria Leiane da Silva, Cesar José de Oliveira e Genivalda Cordeiro da Costa.

IMPACTOS DO USO DE DEFENSIVOS AGRÍCOLAS SOBRE AS NOTIFICAÇÕES DE INTOXICAÇÕES HUMANAS NO BRASIL
Autores: Vitor Luiz Fernandes Barbosa, Fábio Lúcio Rodrigues, Camila Escobar e Genivalda Cordeiro da Costa.

VALORAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS NO BRASIL: UM ESTUDO NAS BACIAS HIDROGRÁFICAS DOS ESTADOS DO CEARÁ, SÃO PAULO E MINAS GERAIS
Autores: Genivalda Cordeiro da Costa, Vanessa Batista Genesio de Oliveira, Vanusa Alves Resende e João Kleber Estácio de Lima.