uern-realiza-9o-convocacao-de-professores-para-atuar-no-parfor

Com apresentação cultural e um tour pelas instalações do campus, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) Patu acolheu, na manhã desta quarta-feira, 10, os alunos novatos e veteranos dos cursos de Letras para o semestre letivo 2023.1. A iniciativa faz parte da programação do Seminário de Ambientação Acadêmica (Samba), que está sendo realizado simultaneamente em todos os campi da Uern.

Após conhecerem a estrutura de departamentos, salas de aula, biblioteca e demais setores da unidade acadêmica, os alunos foram recepcionados no auditório do Campus pela direção da Uern Patu, juntamente com a Pró-Reitora Adjunta de Ensino de Graduação (Proeg), Rosa Rodrigues, representando a gestão da Uern; a técnica Geórgia Queiroz, representando a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), e professores e técnicos-administrativos da Unidade acadêmica.

A diretora da Uern Patu, Cláudia Tomé, apresentou a equipe de gestão da Unidade, e as ações de ensino, pesquisa e extensão oferecidas pelo Campus. “Estamos aqui para atender vocês no que precisarem, para que possam aproveitar ao máximo todas as experiências e oportunidades da graduação”, declara. A representante do Diretório Central das e dos Estudantes (DCE) em Patu, Ana Leite, apresentou um pouco da atuação do diretório e se colocou à disposição para auxiliar os colegas nessa jornada da graduação.

Em mensagem de vídeo, a reitoria Cicília Maia desejou boas-vindas aos graduandos e ressaltou a importância da Universidade na vida de cada um. “A partir de hoje, vocês vivenciam um caminho de muitos desafios e aprendizado. Aproveitem tudo que a Uern tem a oferecer. Vivam a Uern”, destaca.

Rosa Rodrigues, em nome da gestão da Uern, acolheu os novatos e desejou que eles possam aproveitar todas as oportunidades que a Uern e o ensino superior disponibilizam. “Que vocês possam vivenciar e experienciar tudo que a Universidade oferece em ensino, pesquisa e extensão. Que seja uma temporada de boas experiências. Vocês vão sair daqui outras pessoas porque a Uern transforma vidas”, disse a pró-reitora.

Gregória Queiroz, egressa da Uern Patu, externou a emoção de estar participando desse momento e parabenizou a todos os novatos pela conquista de ingressar na graduação. “A Prae é responsável por gerenciar os programas  de assistência estudantil. Aqui em Patu temos as residências universitária, o café cidadão, a brinquedoteca para acolher os filhos e filhas de mães estudantes da Uern, entre outras ações que garantem a permanência na Universidade. Essa é uma experiência impar. Que vocês possam aproveitar da melhor forma possível a vivência universitária”, afirma.

Para a novata do curso de Letras, Maria Barbosa, a apresentação do SAMBA foi muito positiva. Ela é de Lucrécia e está muito animada para a nova experiência da graduação. “Gostei muito do SAMBA e poder conhecer mais da Uern. Estou com expectativas muito boas para o curso e sei que a Universidade vai abrir muitas portas e oportunidades”, declara. A estudante Maria Eduarda Carlos, do 5º período do curso de Letras mora em Messias Targino e vem todo dia para a Uern em Patu. Ela fez questão de participar do SAMBA para recepcionar os novos colegas. “A experiência da graduação é muito boa e a cada dia a gente vai se surpreendendo, descobrindo coisas novas. Estou buscando aproveitar ao máximo tudo que a Universidade oferece”, diz.

Durante a edição do Samba pela manhã, também foi realizado um momento de jogos e a entrega de brindes. À noite, o Samba em Patu acolhe os novatos e veteranos dos cursos de Pedagogia, Matemática e Ciências Contábeis.

CONFIRA ALGUMAS FOTOS DO SAMBA EM PATU