uern-realiza-9o-convocacao-de-professores-para-atuar-no-parfor

Inteligência artificial, os avanços tecnológicos e os desafios da educação na era digital foram algumas das temáticas discutidas durante a Aula Magna do semestre 2023.1 da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). A atividade, que teve como tema “Tecnologia e Educação: novos caminhos à vista”, ocorreu na noite desta terça-feira, 9, de forma virtual, com transmissão pelo canal do YouTube da UERN Oficial.

Durante a Aula Magna, a reitora Cicília Maia desejou boas-vindas para estudantes ingressantes e veteranos, que iniciam um novo semestre letivo nos campi de Assú, Caicó, Mossoró, Natal, Patu e Pau dos Ferros. Ela destacou a importância de debater um tema tão importante para a comunidade.

“A cada semestre, buscamos trazer para o debate um tema atual e relevante. Essa discussão sobre a relação entre a tecnologia e a educação é extremamente necessária. Com a pandemia de Covid 19, tivemos que nos adaptar ao ensino remoto, e depois, com o retorno das atividades, tivemos que nos readaptar ao ensino presencial. Por isso, é de extrema importância debater como a tecnologia tem modificado a forma de ensino e como nos adaptarmos a essas mudanças”, declara a reitora. O diretor adjunto do Canal Futura, Acácio Jacinto, também enfatizou que é de extrema relevância debater o papel da tecnologia na educação.

O Pró-reitor de Extensão da Uern, Esdras Marchezan, apresentou o palestrante Prof. Me. Ronnie Paskin, que é pesquisador nas áreas de Educação, Tecnologia e Sociedade, ressaltando a relevância do debate. O Pró-reitor, que também pesquisa temas ligados à área de Comunicação e novas tecnologias, mediou todo o debate. A palestra contou com o apoio do Canal Futura.

Ronnie Paskin apresentou um breve histórico sobre como as novas tecnologias, desde a invenção da escrita, têm influenciado a forma de ensino em diferentes épocas, e estimulado alunos e educadores a se adaptarem a estas mudanças.

Ele abordou questões sobre o Chat GPT e outras inteligências, as mudanças nos comportamentos sociais devido às novas tecnologias, os tipos de inteligências humanas, a relação entre o homem e a tecnologia e a relação entre a tecnologia e a educação, propondo a reflexão sobre quais os novos caminhos possíveis através da união entre o ensino e o desenvolvimento tecnológico.

Ronnie Paskin possui mais de 30 anos de experiência em Tecnologia da Informação e Tecnologias de Internet, tendo trabalhado 12 anos nos Estados Unidos como engenheiro de software sênior na empresa de mídia CBS. Atualmente, pesquisa novas tecnologias, com destaque para Blockchain, e é mentor dos programas de inovação tecnológica do ECOA PUC-Rio.

A aula magna completa pode ser conferida no canal do YouTube da Uern Oficial.