uern-realiza-9o-convocacao-de-professores-para-atuar-no-parfor

Texto: Lydia Paulino – Estagiária de Jornalismo

Nesta quarta-feira, dia 3, foi realizada uma palestra sobre “Inclusão da pessoa com deficiência: compartilhamento de experiências com Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) no ensino superior”. A atividade integra a programação da Semana de Planejamento Acadêmico, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).

Realizada de forma online, através do canal do Youtube da Uern Oficial, a palestra foi ministrada pelos professores Sidney Soares Trindade, que é analista de sistemas e revisor Braille no laboratório de Acessibilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e Claudion Silva de Melo, da Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (Dain) e chefe do setor de acessibilidade da Uern.

A palestra teve sua apresentação feita pela Pró-reitora de Ensino de Graduação, Prof. Me. Fernanda Abreu, que afirmou que a temática é “de extrema importância no âmbito das tecnologias para a comunidade acadêmica e para a sociedade de maneira geral”.

Contando com a presença das intérpretes de Libras da Dain, Aurenice Mesquita e Vanessa Leão, o professor Claudion Silva destacou a importância da participação da Dain no plano de acessibilidade da universidade. “Uma das linhas desse plano é a quebra de barreiras atitudinais, quando todos nós, nos interessamos em aprender sobre a área da inclusão”, disse o professor.

O professor Sidney Trindade fez uma breve explicação de como funciona o programa do NVDA, que é um acrônimo para “NonVisual Desktop Access”, traduzido para o português, significa Desktop de Acesso Não Visual. O NVDA é um programa em código aberto que vai “ler” o Windows para facilitar a inclusão digital de pessoas com deficiência visual, e pode facilitar a vida dos alunos que precisam de programas para acessibilidade.

Durante a programação, o professor ensinou como configurar o programa, e também sanou algumas dúvidas de alunos presentes na live. “A tecnologia assistiva é qualquer coisa que seja criada para ajudar alguma pessoa que tenha algum tipo de limitação, alguma deficiência, para realizar determinadas tarefas”, explicou.