uern-realiza-9o-convocacao-de-professores-para-atuar-no-parfor

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), como parte do Reconecta, iniciou de forma remota a Semana de Planejamento Pedagógico do semestre 2023.1 com a mesa-redonda de tema “O uso de Inteligência Artificial (IA) e de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) no Ensino Superior”.

Professora do Departamento de Computação da Sheffield Hallam University (Reino Unido), Márjory da Costa Abreu foi a palestrante, tendo como mediadores dois professores da Uern: Fernanda Abreu, da Faculdade de Direito (FAD), e Sebastião Alves, do Departamento de Informática.

Compuseram a mesa de abertura a professora Cicília Maia, reitora da Uern; a professora Fernanda Abreu, pró-reitora de Ensino de Graduação; a professora Meyre-Ester Barbosa, coordenadora do Fórum de Diretores; e a professora Sirleyde Dias, coordenadora Fórum de Chefes de Departamentos e Coordenadores de Curso de Graduação.

“Mais uma vez, estamos recomeçando, tentando sair de uma situação que foi muito angustiante para todos nós, que foi a pandemia, mas ainda estamos no restinho da pandemia. Infelizmente aparecendo mais casos, pensávamos que não íamos ouvir, embora agora tudo muito controlado, com vacina. Então, a gente pode respirar um pouco e iniciar o semestre com otimismo”, disse a professora Sirleyde Dias.

Tratando sobre o tema de abertura, a professora Meyre-Ester Barbosa disse que, “na prática pedagógica, está no cerne da sua concepção a reinvenção. Por mais que ela pareça algo repetitivo, ela sempre remete a um processo de vir a ser. A prática pedagógica é algo que remete à necessidade de criação, à necessidade de produção, à necessidade de dar novos sentidos, de incorporar o novo, de repensar”.

Mesa de abertura do evento com a presença da reitora Cicília Maia (Foto: Reprodução/Youtube)

Por sua vez, a professora Fernanda Abreu destacou que a Semana de Planejamento contempla temáticas “que possam, ao fomentar às nossas reflexões, contribuir para que a gente se mantenha como seres pensantes, reflexivos, críticos”. Louvou ainda, no ensejo do tema tecnologia, a transição de sistemas na Uern: da Plataforma Íntegra para o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).

A reitora Cicília Maia elogiou o tema escolhido para a abertura, agradecendo a professora Marjorie pela palestra e aos organizadores do evento. “Que possamos aproveitar cada vez mais as oportunidades que esta Universidade proporciona a cada um e a cada uma. Tenho certeza de que esta semana será proveitosa, não somente com as atividades que são projetadas ou planejadas pela nossa equipe, mas também por toda a programação que os departamentos estão organizando”, finalizou.

No início de sua fala, a professora Marjorie destacou que não tem opinião formada sobre o uso de tecnologias. “E eu não estou aqui para convencer ninguém. Eu meu papel, até como cidadã, é de dar informação para pessoas para elas decidir o que elas acham de maneira informada, e não simplesmente porque elas estão lendo artigos sensacionalistas na internet”.