uern-realiza-9o-convocacao-de-professores-para-atuar-no-parfor

Produzir e difundir conhecimentos é uma das missões das universidades. Gerar receitas através de comercialização de produtos e serviços é o que as empresas privadas objetivam. O trabalho em conjunto da academia com o mercado pode ser vantajosa para ambas as partes. Esse é o entendimento da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) reforçado, recentemente, ao estabelecer mais duas parcerias com empresas mossoroenses.

Os acordos de cooperação foram firmados através do Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico em Inovação (MAI/DAI), uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para que os programas de pós-graduação das instituições de ensino superior possam fomentar projetos de interação com empresas através de teses, dissertações e trabalhos de conclusão de cursos.

O MAI/DAI busca fortalecer a pesquisa, o empreendedorismo e a inovação nas instituições, por meio do envolvimento de estudantes em projetos de interesse do setor empresarial, mediante parceria com empresas. Dessa forma, busca-se integrar, por meio da pesquisa acadêmica, interesses comuns entre as instituições envolvidas, que resultem no desenvolvimento ou na melhoria de produtos, serviços e processos que favoreçam o avanço de setores econômicos estratégicos.

As recentes parcerias foram assinadas com a Potiguar E&P, em fevereiro, e com a BQMil, em março. A primeira é exploradora de petróleo e gás natural, enquanto a segunda atua na mineração e produção de argamassas colantes e de rejuntamento com acabamento fino para construção civil.

A expectativa é que o resultado proporcione projetos inovadores e a formação de profissionais altamente qualificados, colaborando para o desenvolvimento econômico e social do Estado.

As ações estabelecidas pelas parcerias são acompanhadas pelo professor Dr. Vinicius Caldeira, que é responsável pela coordenação e supervisão das atividades previstas no termo de cooperação do MAI/DAI.

Pelos termos, a Uern ganha uma contrapartida financeira para a realização de estudos, as empresas recebem conhecimento produzido na academia e os(as) estudantes bolsistas recebem um incentivo financeiro para realizar suas pesquisas.

“Beneficia a empresa com conhecimento técnico, científico e inovador da Universidade, tem o benefício pra Universidade que é a contrapartida financeira e o(a) aluno(a) sai ganhando pela expertise aplicada, pelo aprendizado que ele vai ter e pela bolsa também que incentiva a pesquisa”, destacou a professora Ma. Cintia Freitas, diretora da Agência Uern Inova.

O desenvolvimento do MAI/DAI na Uern abrirá portas, conforme acredita a docente.

“Acordos de parceria é uma coisa que as grandes universidades sempre buscam, e a Uern está nesse caminho, porque daí há a possibilidade de gerar propriedade intelectual, encontrar novas soluções e beneficiar ambas as partes, tanto a universidade quanto as empresas”, completou Cintia Freitas.

O representante da Potiguar E&P Wellington Chaves, gerente administrativo e financeiro, comentou, à época da assinatura, que a parceria com a Uern é uma forma de fortalecer a inovação e a competitividade da empresa.

“Acreditamos que essa colaboração nos permitirá desenvolver novas tecnologias e soluções que atendam às necessidades do mercado e da sociedade. Estamos muito confiantes e felizes com essa parceria”, disse.

Programa

Com o MAI/DAI, o CNPq pretende contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico e inovação, fomentar projetos inovadores que apresentem risco tecnológico, por meio da pesquisa acadêmica, estimular a criação de redes de parcerias entre Instituições Científicas e de Inovação Tecnológica (ICTs) e empresas para a execução de projetos de pesquisa e de tecnologia inovadoras; auxiliar as empresas no desenvolvimento ou na melhoria de produtos, processos e serviços que favoreçam o avanço de setores econômicos estratégicos; além de promover ações de educação, popularização e/ou divulgação científica.