uern-realiza-9o-convocacao-de-professores-para-atuar-no-parfor

A egressa da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Camila Morais da Rocha, tomou posse na função de coordenadora de Políticas para Pessoa com Deficiência do município de Mossoró. É a primeira vez no município que uma pessoa com deficiência é nomeada para um cargo que visa pensar em ações voltadas para a causa.

Camila Morais é graduada em Serviço Social, pela Uern, e mestra em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC), também na Uern. Possui pesquisas na temática de inclusão social, saúde pública e serviço social.

Para Camila Morais, esse é um grande desafio, que mostra a importância de trazer representatividade para as discussões de ações voltadas para pessoas com deficiência. “Receber esse convite reforça a importância de trazer a pessoa com deficiência para o centro das discussões e ser protagonista de luta, de construção. Fico extremamente feliz pela oportunidade”, declarou.

O titular da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Semasc), Erison Natécio, também egresso da Uern, ressalta que Camila Morais chega à Secretaria com uma missão muito importante de aprimorar a inclusão no município.

“Ela vem para coordenar uma Mossoró mais inclusiva, e propor um conjunto de ações para que consigamos promover uma maior acessibilidade no nosso município, isso de forma transversal, não só na área da infraestrutura, na assistência, mas também na saúde e na educação”, disse.

A titular da Diretoria de Política e Ações Inclusivas (DAIN), da Uern, a Profª Drª Ana Lúcia Aguiar, ressalta que Camila Morais é estudante, profissional e ser humano cuja implicação tem no centro a luta por acessibilidade e a efetivação dos direitos da pessoa com deficiência. A professora foi orientadora de Camila no mestrado, e testemunha o seu empenho e dedicação na luta em prol da defesa dos direitos das pessoas com deficiência.

“Camila Morais da Rocha nos ensina a arte da vida, da escrita, da poética, da escuta sensível. Caminhar com Camilinha, por seus caminhos, é ter a oportunidade de aprender uma trajetória de vida, não apenas para reivindicar, mas para obter, concretamente, bens imprescindíveis para uma vida digna. Ao ser convidada para assumir como coordenadora de Políticas para Pessoa com Deficiência no município de Mossoró, seu trabalho respingará como a argila nas mãos do oleiro. Podem me chamar de Cácto é o mote de Camilinha, pois está ancorado pela vivência de uma protagonista da história que escreve, narra e vive”, declara a professora.