uern-realiza-9o-convocacao-de-professores-para-atuar-no-parfor

Dentro do mês da Mulher, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) realizou nesta quarta-feira, 22, o “Uern Por Elas: I Encontro de Mulheres da Uern” com transmissão via Canal Uern Oficial no YouTube.

Na abertura, participaram a reitora Cicília Maia e a pró-reitora adjunta de Extensão, Anairam de Medeiros. Dentro da programação, houve ainda o lançamento do Edital do volume especial da Revista Extendere, com temática focada nas ações de extensão para as mulheres.

Anairam destacou que, neste mês de março, a Uern tem realizado um conjunto de ações alusivas ao Dia Internacional da Mulher. Sobre a Extendere, disse que “não poderíamos deixar de ter na Pró-reitoria de Extensão algo que pudesse materializar tudo o que fazemos. Então, é com essa objeto que nós temos a revista de extensão da nossa Universidade”.

A reitora, por sua vez, citou ações e conquistas recentes da Uern, como o recebimento do Selo ODS por equidade de gênero, a adoção da ouvidoria descentralizada e a implantação do auxílio-creche. Para ela, a promoção de políticas de igualdade de gênero trata-se de uma luta que marca a sua gestão, mas não apenas por se tratar de uma reitora mulher. “Obviamente que, por ser mulher, enquanto reitora, precisamos também aproveitar esse espaço para deixar o nosso legado. E o nosso desafio é promover a inserção de mais mulheres na Universidade como alunas e como servidoras”, disse.

Por fim, mencinou o projeto de alfabetização direcionado a mulheres da melhor idade, que oportuniza cidadania e dignidade ao público atendido. “Eu me emociono em saber que a nossa Universidade pode estar abrindo portas para essas grupos de pessoas invisibilizadas na nossa sociedade. E grande parte das mulheres ainda estão enclausuradas em casa por falta de oportunidades. Eu tenho certeza de que a Universidade, esse equipamento, pode ser fundamental na transformação e na evolução dessas mulheres”.

Com três blocos de discussão, o “Uern Por Elas” contou com docentes, técnicas-administrativas, discentes e servidoras terceirizadas da Universidade, marcando o encerramento de uma programação especial desenvolvida ao longo do mês de março.