uern-realiza-9o-convocacao-de-professores-para-atuar-no-parfor

A gestão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) se reuniu com representantes da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propeg), da direção da Uern Caicó e da direção da startup SOL – Soluções Inteligentes para o Processo de Enfermagem para discutir melhorias para as áreas de inovação e empreendedorismo na Instituição. O encontro ocorreu na manhã desta sexta-feira, 17, de forma virtual.

Na ocasião, a diretora da Agência Uern Inova, Cintia Sousa, apresentou a estrutura e a proposta de trabalho da Agência. A unidade, lançada há pouco mais de um mês, é responsável por aproximar a Uern e a comunidade externa no que tange à discussão e à implementação de ações que envolvam conhecimento científico, cultural, tecnológico, inovador e empreendedor.

Também foi apresentada a estrutura e funcionamento da startup SOL – Soluções Inteligentes para o Processo de Enfermagem. A startup, criada em Caicó, busca sistematizar o processo de trabalho de enfermagem em serviços de saúde, de modo a qualificar a assistência à saúde prestada a população.

A gestão da SOL é feita por quatro mulheres: Jéssica Tinôco, Jéssica Naiara Araújo, Maura Sobreira e Antônia Líria Alvino. A empresa foi contemplada no edital do Programa Centelha, do Sebrae, e conta com a parceria da Uern, do Hospital Regional Telecila Freitas Fontes (HRTFF), em Caicó, e da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) do Rio Grande do Norte.

“A SOL é Startup criada no interior do Estado. Tivemos importantes avanços com a criação da SOL e estamos trabalhando para potencializar a sua atuação no Estado. Conseguimos aprovar dois projetos de extensão o ‘Startups como ferramenta para o desenvolvimento de ideias inovadoras’ e ‘Transformação de cuidado na Unidade de Terapia Intensiva’. A proposta é envolver ações de ensino, pesquisa e extensão com a atuação da startup, incentivando cada vez mais uma cultura inovadora na Universidade”, destaca a sócia fundadora e CEO da SOL, Jéssica Tinôco.

A reitora Cicília Maia parabenizou toda a equipe da SOL pela iniciativa e enfatizou a importância da Universidade apoiar cada vez mais ações de empreendedorismo e inovação. “Estamos muito orgulhosos com a Agência Uern Inova e com a criação da SOL. A ciência, a pesquisa, a inovação e a tecnologia são base para o desenvolvimento da nossa sociedade. É importante que as ações que desenvolvemos na academia extrapolem os muros da universidade. Precisamos pensar em incentivar ações de inovação, pesquisa aplicada, transferência de tecnologia”, declarou.

Ela ressalta é de uma alegria muito grande ver a evolução da startup SOL, criada por mulheres, no interior do Estado. A SOL representa esse incentivo à inovação, a inserção da mulher em cargos de poder e a Universidade saindo dos seus muros e chegando à comunidade. “Vamos dar todo o apoio possível para que a startup possa crescer e se desenvolver cada vez mais”, frisa a reitora.