uern-realiza-9o-convocacao-de-professores-para-atuar-no-parfor

O Grupo de Teatro Baobá, da Escola de Extensão da Uern (EdUCA), diretoria da Proex no Campus de Natal, encerrou 2023 e iniciou 2024 conquistando aprovação em editais culturais e seleções públicas de níveis local e nacional, obtendo financiamento público para produção, formação, capacitação, apresentações e até aquisições de materiais e equipamentos.

“A aprovação de projetos em editais culturais é um resultado duplamente importante. Por um lado, assegura o acesso a recursos para financiar as ações artísticas, por outro, demonstra os resultados de uma construção coletiva de competências para além do palco, que se relacionam com o planejamento e à capacidade de empreender na arte. Assim, os resultados do Baobá mostram que temos conseguido equilibrar as competências de formação/atuação artística e de produção cultural num projeto que tem bases no elo universidade-comunidade”, ressalta a diretora administrativa da EdUCA, Irene van den Berg.

“Nos últimos meses, mobilizamos uma verdadeira força-tarefa com os membros do Baobá, para analisar atentamente os editais culturais divulgados no último semestre. Estruturamos nossos projetos meticulosamente, alinhando-os às especificidades de cada edital. Embora tenha sido um trabalho árduo, é incrivelmente gratificante constatar que todo esse esforço se traduziu na aprovação de cinco projetos”, comemora o diretor artístico do Grupo, Denilson David.

A mais recente aprovação veio do Programa Funarte Retomada, com a seleção do projeto da Oficina Teatro Na Maturidade. “A aprovação de um projeto do Baobá em um edital de alcance nacional é verdadeiramente uma conquista indescritível, especialmente considerando que somos um grupo relativamente novo, competindo com outras 76 propostas do nosso estado. A conquista dessa aprovação enche-nos de orgulho, pelo trabalho que estamos desenvolvendo e, mais do que nunca, nos motiva a seguir em frente”, ressaltou Denilson David.

A série de aprovações começou com a seleção pública nº 22/2023, que oferecia apoio financeiro para realização de espetáculos de teatro infantil de forma presencial nas escolas municipais de Natal. O Baobá concorreu e foi contemplado com o projeto “A Caligrafia de Dona Sofia”, espetáculo baseado na Obra de André Neves. O projeto fez parte da programação do Natal em Natal, e Grupo se apresentou na Escola Municipal José do Patrocínio, em dezembro de 2023.

Na seleção pública nº 025/2023, com recursos da Lei Paulo Gustavo, o Baobá foi contemplado com um projeto de formação oficina de capacitação na Arte de Contar Histórias, que já está em fase de desenvolvimento e será ministrada ainda no primeiro semestre de 2024. “Essa conquista reforça a capacidade de criação e produção do Baobá”, destacou Helouise Madalena, membro do Grupo e proponente da oficina “A Arte de Contar Histórias”.

Em outra categoria da mesma seleção pública, o Baobá também submeteu projetos de aquisição, que foram selecionados e servirão para equipar o grupo com materiais de som, luz e maquiagem, para aprimorar ainda mais os espetáculos e projetos culturais desenvolvidos pelo grupo.