uern-realiza-9o-convocacao-de-professores-para-atuar-no-parfor

Com o objetivo de formar profissionais de Educação Física e áreas afins, para atuar no esporte paralímpico, desde a iniciação até o alto rendimento, está sendo realizado o Seminário Modalidades Paralímpicas. A abertura do evento ocorreu na manhã desta sexta-feira, 16, no auditório da Faculdade de Educação Física (Faef), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) Mossoró.

A solenidade contou com a presença da reitora Cicília Maia; a diretora da Faef, Danielle Bessa; o coordenador Estadual do Paradesporto e do projeto do Centro de Referência do Comitê Paralímpico Brasileiro do RN, Tibério Maribondo; a coordenadora Institucional do Centro Paralímico da Uern, Irany Knackfuss; a supervisora Institucional do Centro Paralímico da Uern, Isis Kelly; o técnico da Seleção Brasileira de futebol de cegos, Fábio Luiz Vasconcelos; e a titular da Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (Dain) da Uern; Ana Lúcia Aguar. Também contou com pró-reitores, representantes de órgão dos Executivos estadual e municipal, representantes de entidades sociais e da comunidade acadêmica.

“Para além da formação profissional, temos o compromisso com a formação humana”, frisa a reitora Cicília Maia. Ela destaca que o Seminário Modalidades Paralímpicas representa uma importante ação de formação e a possibilidade para que as pessoas possam desenvolver suas habilidades no esporte paralímpico.

Irany Knackfuss destaca que o Seminário é um projeto muito importante, especialmente para os discentes. “O evento terá pessoas com expertise em suas respectivas áreas para incentivar o esporte paralímpico”, declara. Tibério Maribondo complementa que esta é uma oportunidade de aprender, trocar experiências, debater alternativas para as dificuldades enfrentadas no dia a dia.

Durante a solenidade de abertura, Tibério Maribondo abordou temáticas sobre “O movimento Paralímpico no Brasil”. Após a palestra, teve início o primeiro curso do Seminário, que é o Futebol de Cegos, ministrado por Fábio Vasconcelos e Alexandre Sérgio Silva, do Centro de Referência Paralímpico da Paraíba. A capacitação será realizada o dia todo, nos turnos da manhã e tarde.

O Seminário Modalidades Paralímpicas é promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), por meio da sua área de Educação Paralímpica, com cursos realizados nos dias 16, 17 e 24 de fevereiro e 8 e 9 de março. Além do curso de Futebol de Cegos, o evento ofertará capacitação nas modalidades Natação Paralímpica, Parabadminton, Parahalterofilismo e Classificação Paraesportiva.

Ao todo, serão capacitados 150 estudantes e profissionais das áreas de educação física, fisioterapia e terapia ocupacional. A proposta doo evento é capacitar profissionais a fim de desenvolver talentos para as modalidades paralímpicas.