uern-realiza-9o-convocacao-de-professores-para-atuar-no-parfor

O Grupo de Dança Contemporânea Cinese, da Escola de Extensão da Uern, diretoria da Proex no Campus de Natal, foi convidado a participar do desfile da Escola Malandros do Samba, atual campeã do Carnaval de Natal.

O convite partiu da Diana Fontes, diretora e produtora cultural, que será homenageada, tema do samba enredo da Escola. Seis grupos da cidade foram convidados por ela a participar do desfile, que contará a história de Diana, personagem de muita importância para a dança no Rio Grande do Norte.

“Em março de 2023, Diana convidou o Cinese para dançar em um evento no Solar Bela Vista e ficou encantada com a força feminina do grupo. A força que ela achou necessária para colocar também na avenida e potencializar a dramaturgia que contará a história dela”, revelou André Rosa, diretor artístico do Cinese.

O Cinese terá uma ala coreografada por Rosa, na qual as bailarinas representarão Iansã, orixá reverenciada na Umbanda, religião de matriz africana, que guia a história de Diana Fontes.

A Malandros do Samba vai desfilar sábado (17). Como atual campeã, a Escola fechará o desfile das agremiações do Grupo A, com previsão de entrar na avenida Duque de Caxias, na Ribeira, a partir das 23h45.

“Como coreógrafo do grupo, estou muito feliz por essa nova experiência. Será uma oportunidade grandiosa para o Cinese. Dançar a espiritualidade da natureza é algo que a gente vem desenvolvendo, desde 2021, com a estreia de “Ciranda ao Luar”, comentou André Rosa.