uern-realiza-9o-convocacao-de-professores-para-atuar-no-parfor

O projeto “A praia é para todos” terá mais uma edição neste domingo, 28, na barraca Beach Sea, na praia das Emanuelas em Tibau, entre 8h e 15h, levando alegria, diversão, banho de mar e inclusão a todas as pessoas, independentemente das suas características. A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), parceira do evento desde o seu início em 2012, estará representada pela Diretoria de Ações Inclusivas (Dain), Faculdade de Educação Física (FAEF) e por outros setores.

Organizado e realizado pelo Fórum de Mulheres com Deficiência de Mossoró e Região Benômia Rebouças em parceria com entidades e instituições públicas e privadas, o evento tem como objetivo oferecer às pessoas com deficiência um dia de lazer na praia com a infraestrutura e segurança necessárias para o banho de mar. A ideia também é fortalecer a autoestima e o estímulo à independência e autonomia.

“Fico muito feliz em ver hoje o quanto o projeto avançou e hoje vejo que aquela semente que plantamos em 2012 surte efeitos, pois estamos conseguindo realmente o nosso grande objetivo que é o de chamar a atenção da sociedade através do ‘A praia é para todos’, pois conseguimos mostrar para a sociedade que é possível, sim, fazer a inclusão em todos os espaços”, destaca Claudia Medeiros, presidente do Fórum de Mulheres com Deficiência.

Ressaltando a importância e agradecendo aos parceiros, Claudia agradece a participação da Uern, através da Dain, em todas as edições, e ao ex-vereador Petras Vinícius pelo apoio.

A professora Dra. Ana Lúcia Oliveira Aguiar, titular da Dain, comenta que “A praia é para todos”, bem como todas as ações que sinalizem o socialmente referenciado inclusivo e includente são abraçados pela Uern.

“Ladrilhamos o que prescreve a Constituição Federal do Brasil de 1988, quando afirma, em seus fundamentos, sobre a dignidade da pessoa humana, com as disposições da Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, e seu Protocolo Facultativo, aprovado em 2006 do qual o Brasil é Estado Parte signatário, promulgados pelo Decreto no 6.949, de 25 de agosto de 2009, ao sinalizar para os direitos de acessibilidade e pelo exercício do direito sem discriminação sob alegação da deficiência. Reforçamos sobre os ditamos da Lei Brasileira de Inclusão, Lei Nº 13.146, sancionada em 06 de julho de 2015 e que entrou em vigor no dia 06 de janeiro de 2016”, detalhou.

Para a docente da Uern, é urgente promover e defender a participação social da pessoa com deficiência, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança, entre outros, como afirma a Lei Brasileira de Inclusão em seu Art. 3º.