O professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Pablo Castro Santos, do curso de Odontologia, em Caicó, foi selecionado para compor a Comissão Nacional de Ética e Pesquisa (Conep), como membro titular. Foram eleitos 11 membros titulares, sendo quatro da região Nordeste e apenas um do Rio Grande do Norte. O mandato tem duração de quatro anos.
A composição multi e transdisciplinar da Comissão Nacional de Ética e Pesquisa reúne representantes de diferentes áreas do conhecimento para cumprir sua principal atribuição, que é a avaliação dos aspectos éticos das pesquisas que envolvem seres humanos no Brasil. A Comissão tem como objetivo elaborar e atualizar as diretrizes e normas para a proteção dos participantes de pesquisa.
A seleção de membros da Comissão é feita quando os mandatos dos titulares estão encerrando. Eles enviam ofícios circulares para os comitês de éticas estaduais para que estes possam fazer a indicação de nomes para compor a comissão nacional.
Pablo Castro explica que junto com esses nomes vão algumas informações dos candidatos, como currículo, atuação na área de ética, o tempo de atuação, se já coordenou comitê, dados necessários para avaliar a experiência dos candidatos. Após a análise dos nomes, os candidatos são disponibilizados para a votação.
“Fico muito feliz porque estarei em contato com com a vanguarda da ética em pesquisa no Brasil e no mundo. O Conep, se não for maior, é um dos maiores do mundo e avaliação ética de pesquisa porque ele tem uma dimensão continental”, avalia Pablo Castro.
A Comissão Nacional de Ética e Pesquisa é responsável pela regulamentação de importantes pesquisas. “A Comissão foi responsável por aprovar os testes de vacinas para a Covid 19, a utilização de novos fármacos, a utilização de procedimentos em pacientes. Então, ela tem uma importância muito para garantir a dignidade humana e os direitos dos participantes da pesquisa”, destaca o professor.