uern-realiza-9o-convocacao-de-professores-para-atuar-no-parfor

Na manhã desta quinta-feira, 7, foi realizada mais uma edição do projeto “Uern – Conexão Global”, que é desenvolvido pela Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (Diri), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). Pela primeira vez, o projeto foi realizado de forma presencial, no Auditório de Música, da Faculdade de Letras e Artes (Fala).

A programação contou com a presença do vice-reitor Chico Dantas, o titular da Diri, Pedro Adrião;  representantes da Diretoria, e das professoras Francisca Liliane da Costa, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE); Renata Primo de Souza Paz, Chefe da seção de articulação institucional e mobilidade internacional da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

A atividade teve ainda como convidada a Assistente de Ensino de Línguas do curso de Letras – Língua Inglesa na Uern e bolsista ETA da Fullbright, Taylor Ditmar, formada pelo Smith College, em Massachusetts – EUA.

O vice-reitor Chico Dantas destacou que o “Uern – Conexão Global” é um projeto de suma importância da Diri, que tem como principal objetivo difundi as experiências da internacionalização no âmbito da Universidade.

Com o tema: “A mobilidade acadêmica, na prática: processos, aprendizagens e desafios”, foram abordados aspectos sobre trajetórias acadêmicas na Uern; os processos de obtenção de bolsas, agências e programas de fomento envolvidos.

Na ocasião, as convidadas do IFCE e Unilab compartilharam suas experiências sobre a internacionalização. A Assistente de Ensino de Línguas do curso de Letras – Língua Inglesa na Uern e bolsista ETA da Fullbright, Taylor Ditmar, também falou sobre sua experiência com a Fulbright, o processo de internacionalização, e como este processo abre portas e oportunidades para os estudantes.

Pedro Adrião destaca que o projeto visa aproximar a diretoria ainda mais da comunidade acadêmica. “Por meio de discussões, debates e troca de experiências ,o conexão global pretende manter a comunidade uerniana informada sobre eventos internacionais, oportunidades de mobilidade acadêmica presencial e virtual”, declara.

Na conexão, a Diretoria traz convidados que são referência no âmbito da internacionalização do ensino superior, “além de escutarmos relatos de experiências de alunos, discentes, técnicos administrativos da Uern e estrangeiros”, complementa o diretor.