uern-realiza-9o-convocacao-de-professores-para-atuar-no-parfor

A Reitoria da Uern promoveu, na manhã desta segunda-feira (27), uma solenidade em homenagem à conquista do Prêmio da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu), concedido ao e-book “Bioheróis: os heróis das Ciências Biológicas em quadrinhos!”, de autoria dos professores Danielle Peretti, Mateus Lucas de Lima Lucena e Regina Célia Pereira Marques, do Departamento de Biologia.

No dia 17 deste mês, a publicação foi agraciada, durante solenidade realizada em São Paulo, com o segundo lugar do prêmio na categoria infantojuvenil.

Publicada pelas Edições Uern (Eduern), a obra traz uma série de textos ilustrados, em formato de histórias em quadrinhos, os quais apresentam episódios relacionados a diversas pesquisas científicas e suas contribuições. Em tom lúdico, que busca se aproximar da realidade dos leitores, a publicação conta passagens importantes da história da Zoologia, Botânica, Genética, Paleontologia, Ecologia e de diversas outras áreas das Ciências Biológicas.

Durante a solenidade desta segunda-feira, a professora Regina Marques, uma das organizadoras do e-book, frisou o objetivo da publicação de contribuir para a difusão do conhecimento científico em meio ao público infantojuvenil.

“A gente criou essa proposta nesse sentido, popularizar o conhecimento e a ciência, principalmente num momento tão difícil que a gente estava vivendo, que era no período de pandemia, então a gente queria mostrar os personagens como eles são, pessoas simples que tiveram a criatividade, que poderiam ser qualquer um de nós, então humanizamos os personagens”, comentou a professora.

“Esse trabalho funciona como um elo entre esses dois universos que nunca deveriam estar separados, que são os saberes universitários e os saberes escolares. E obras como essa são bem-vindas para que essa conexão seja sempre refeita e fortalecida”, acrescentou o professor Fabiano Mendes, diretor da Eduern.

Já a reitora da Uern, professora Cicília Maia, parabenizou todas as pessoas envolvidas na publicações, desde os autores e o Departamento como um todo até a editora, destacando a importância institucional do trabalho premiado.

“Cada vitória dessas reflete o nosso trabalho. Ficamos muito felizes quando a Universidade começa a despontar da forma como tem que despontar”, frisou a professora.