uern-realiza-9o-convocacao-de-professores-para-atuar-no-parfor

Vitória Lopes, Heitor Lisboa e Antônio de Medeiros Pereira Filho estão entre os 141 estudantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) convocados para fazer a prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) neste domingo, 26. Os três estão nos últimos períodos dos seus cursos, ela de Enfermagem e eles dois de Medicina.

Em 2023, o Enade avaliará cursos de bacharelado das áreas de agronomia; arquitetura e urbanismo; biomedicina; enfermagem; engenharia ambiental; engenharia civil; engenharia de alimentos; engenharia de computação I; engenharia de controle e automação; engenharia de produção; engenharia elétrica; engenharia florestal; engenharia mecânica; engenharia química; farmácia; fisioterapia; fonoaudiologia; medicina; medicina veterinária; nutrição; odontologia; e zootecnia.

De Uern, participam os(as) alunos(as) de Enfermagem (Campus Mossoró, Campus Caicó e Campus Pau dos Ferros), Odontologia (Campus Caicó) e Medicina (Campus Mossoró). Serão 82 participantes em Mossoró, 36 em Caicó e 23 em Pau dos Ferros.

Vitória Lopes diz estar ansiosa para realizar a prova neste domingo, 26

Os(as) discentes dos cursos de Mossoró farão a prova na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). Em Caicó, a aplicação será no Campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Ufrn), enquanto em Pau dos Ferros será na Escola Estadual Dr. José Fernandes de Melo.

Os portões dos locais de aplicação das provas serão abertos às 12h e fechados às 13h. O início da prova será às 13h30, com o término às 17h30. É obrigatória a apresentação de via original de documento oficial de identificação com foto.

Como vem ocorrendo todos os anos, a Uern vai organizar um momento de acolhimento nos locais de prova, com distribuição de canetas, doces e mensagens de apoio.

Discente do 8º período de Enfermagem (Campus Mossoró), Vitória Lopes confessa estar ansiosa para realizar a prova.

“O Enade não é apenas uma avaliação ou uma prova, mas também o reconhecimento da qualidade do nosso curso Enfermagem, da nossa Faculdade de Enfermagem (Faen) e da nossa Uern, que tanto amamos. E é reconhecendo essa importância do Exame, que estamos em preparação já faz um tempo, fazendo revisões coletivas, estudos individuais e recebendo algumas orientações e apoio docente sobre esse processo”, destaca.

A preparação de Heitor Lisboa, do 11º período de Medicina, para o Enade é semelhante ao que ele já vem fazendo visando as seleções que vai participar (concursos e residência médica).

Antônio de Medeiros ressalta que o Exame deve ser encarado com responsabilidade

“A prova servirá de preparo para essas seleções e, ao mesmo tempo, influencia diretamente na nota do curso perante a sociedade como um todo, é uma referência direta a qualidade da minha formação. As pessoas hoje observam a nota do curso antes de escolher as instituições, assim como também é utilizado como referência na avaliação de algumas bancas”, explica.

Fazer a prova é, para ele, uma oportunidade de revisar os conhecimentos que foram construídos ao longo dos seis anos da graduação. O aluno destaca a iniciativa do Centro Acadêmico – Carlos Ernani Rosado (CACER) de reunir os professores em formato de aulas expositivas e dialogadas para preparar os(as) alunos(as) para conquistar a melhor nota possível.

Antônio de Medeiros Pereira Filho acredita que a prova deve ser encarada com responsabilidade.

“A minha preparação para o Enade não fugiu ao que já venho fazendo, estudando para residência médica e os estudos da Universidade em si. É importante frisar que para o Enade não é preciso fazer uma preparação específica. É uma prova que deve ser encarada com naturalidade pelo estudante e este fazer com responsabilidade acima de tudo, levando o seu melhor, seu aprendizado ao longo do curso. Minha expectativa para a prova é a melhor”, destaca.

Indicador

O Enade é um componente curricular obrigatório instituído por meio da Lei nº 10.861/2004 que estabelece o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Além disso, é um dos indicadores utilizados para avaliar a qualidade do ensino ofertado pelas Instituições de Educação Superior do país.

O professor Wendson Dantas, titular da Assessoria de Avaliação Institucional (AAI) da Uern, explica que os resultados do Enade refletem a qualidade do curso e da formação recebida pelos(as) alunos(as), mas também contribui para outros indicadores de avaliação como o Conceito de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC) da universidade.

“Os últimos resultados obtidos no Enade, somado aos resultados positivos em outros indicadores, tanto para o ensino de graduação, quanto para a pós-graduação, têm elevado o IGC da Uern, que hoje é 4, em uma escala máxima de 5. Ou seja, a Uern hoje ocupa uma posição de relevância no cenário nacional quando o assunto é qualidade da educação oferecida à sociedade. Isto é resultado de uma cultura de avaliação que vem se consolidando na Universidade, sobretudo nos últimos anos”, ressalta.

Todos os anos, a Assessoria de Avaliação Institucional, o Pesquisador Institucional, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) e os cursos realizam e fomentam diversas ações com o intuito de fortalecer a cultura de avaliação institucional, sobretudo quanto ao Enade como componente curricular obrigatório a ser pensado desde a concepção e revisão dos projetos pedagógicos dos cursos.

“Este ano, juntamente com os departamentos de Medicina e Enfermagem, do Campus de Mossoró, Enfermagem e Odontologia, do Campus de Caicó e Enfermagem, do Campus de Pau dos Ferros, estas ações foram fomentadas e acompanhado todo o processo, que continua com o acolhimento aos estudantes e se encerrará com o resultado, previsto para o próximo ano”, acrescentou Wendson Dantas.