uern-realiza-9o-convocacao-de-professores-para-atuar-no-parfor

A partir de janeiro de 2024, a Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Fuern) aumentará em 75% o valor da bolsa de estágio não-obrigatório. A minuta de resolução que garante o realinhamento do repasse das bolsas para os estudantes foi aprovada nesta semana pelo Conselho Diretor.

Com isso, o valor da bolsa de estágio não-obrigatório passará de R$ 400 para R$ 700, a partir do próximo ano. Atualmente, a Uern oferece 110 bolsas, beneficiando estudantes de diferentes cursos e fortalecendo a política de permanência estudantil na Universidade.

A reitora Cicília Maia destacou que aumento do valor das bolsas de estágio é uma pauta muito importante para a Universidade. “A gente precisa se preocupar em garantir o ingresso e permanência na Universidade, e a inserção no mercado de trabalho. E temos trabalhado nestes três pilares”, destacou a reitora. Os estágios não-obrigatório são uma forma de garantir uma formação de qualidade, preparando os estudantes para o mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que garante recursos para a permanência destes nos cursos de graduação.

Para o estudante Antônio Marcos, 3° período de Jornalismo, bolsista da Proex, o aumento da bolsa irá contribuir ainda mais para o seu processo acadêmico. “No estágio posso aprender na prática muitas dos assuntos propostos nas disciplinas da graduação. E o reajuste da bolsa vai melhorar a minha situação, e vou poder ajudar mais financeiramente no meu ambiente familiar”, declara.

“Esse aumento das bolsas era algo desejado há muito tempo e será de extrema importância. Falando no meu caso especificamente, sou de outro Estado e a questão de gastos aqui em Mossoró acaba sendo bem pesada. Esse aumento será fundamental para eu conseguir me manter na cidade de uma forma melhor”, complementa Arthur Alves, 7° período do curso de Jornalismo, bolsista da Uern TV.

De acordo com o Pró-reitor Adjunto de Assuntos Estudantes, Nestor Duarte, o aumento da bolsa de estágios representa uma valorização do estudante. “O reajuste das bolsas irá tornar o estágio mais atrativo para os estudantes. Além disso, possibilitará uma melhoria na condição de vida dos estudantes, oferecendo melhor condição para a sua permanência na Uern”, destaca.

O realinhamento do repasse das bolsas para os estudantes também contemplará o reajuste no valor das bolsas de extensão e nos auxílios de permanência estudantil, como o auxílio creche, o Programa de Apoio ao Estudante e o Programa Moradia Universitária. Também possibilitará a implementação de dois novos auxílios: alimentação e transporte.