uern-realiza-9o-convocacao-de-professores-para-atuar-no-parfor

Três docentes da Faculdade de Enfermagem (Faen) conquistam o título de doutor, neste mês, através do Doutorado Interinstitucional (Dinter) Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde.

O Dinter é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (PPCCLIS), tendo como instituição promotora a Universidade Estadual do Ceará (Uece) e a Uern como instituição receptora.

No último dia 19, a professora Sâmara Fernandes apresentou a tese “A formação nas residências multiprofissionais em saúde nas cidades do interior do Rio Grande do Norte à luz da educação interprofissional”.

Já no dia 20, o professor Márcio Barreto apresentou a tese “Questionário avaliativo da automedicação de risco à luz do letramento em saúde: Estudo metodológico”.

Nesta sexta-feira (24), será a defendida a tese do professor Clécio Maia, que tem como tema “Análise da utilização de instrumentos avaliativos do conhecimento de pacientes com hipertensão e diabetes por enfermeiros: Síntese de evidências”.

Além dos três docentes, a professora Cíntia Mikaelle Nogueira, também da Faen, já defendeu sua tese, em agosto deste ano, com o tema “Benefícios das práticas integrativas e complementares em saúde para qualidade de vida das mulheres que vivenciam o climatério”.

A turma do Dinter conta com 17 alunos com graduação em Enfermagem e áreas afins, dos quais 5 são professores da Uern Mossoró, 2 do campus de Caicó, e 2 da Uern Pau dos Ferros, além de um técnico de laboratório de Pau dos Ferros e 7 enfermeiros de instituições de ensino e saúde de Mossoró e região.

A coordenadora do programa na Uern, professora Suzana Carneiro, da Faen, destaca a relevância do Dinter para a faculdade e para a comunidade em geral. “O Dinter potencializa o efeito positivo da atuação da Faen junto à comunidade da área de saúde, ao promover a construção de conhecimento científico e a criação de mais um espaço de consolidação de saberes e práticas para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) em atendimento às necessidades sociais. Além disso, também facilita a formação de núcleos de ensino e pesquisa na região”, frisa a docente.