uern-realiza-9o-convocacao-de-professores-para-atuar-no-parfor

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) marcou presença com um estande no IV Simpósio de Petróleo e Gás do Onshore Brasileiro, a Mossoró Oil & Gás Expo. Autoridades nacionais e locais participaram do evento, que tem como foco o setor de petróleo e gás das regiões Norte e Nordeste do Brasil. A proposta central é discutir a extração em terra e águas rasas, bem como, a cadeia produtiva, incluindo fornecedores de bens e serviços nesse segmento.

Chefe do Setor de Negócios e Projetos da Uern, o professor Rafael Demetrius falou da importância do espaço para a Universidade. “Hoje as empresas propiciam os insumos para inovação e para a pesquisa, para o desenvolvimento de novas propriedades intelectuais, patentes. A Uern já tem vários convênios assinados com grandes empresas da cidade e vários outros termos de pesquisa sendo desenvolvidos”, disse.

“Cada vez mais temos buscado fazer pesquisa aplicada, ou seja, buscar a partir das necessidades da sociedade, do setor produtivo, quais os problemas que eles têm e, diante disso, desenvolver a pesquisa. É com esse olhar que espaços assim podem ser utilizados”, declarou a professora Ellany Gurgel, titular da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propeg).

A professora Cíntia Freitas, diretora da Agência Uern Inova, registrou que, com o estande, “temos uma maior visibilidade. Temos muitas pesquisas que podem contribuir para esse setor de petróleo e gás. Desde o ano passado essa parceria foi firmada que nada mais é que um acordo para trabalhar com pesquisa e consciência para desenvolver, quem sabe, propriedades intelectuais”

Com realização nos dias 21, 22 e 23 de novembro, o simpósio ocorre no Expocenter da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). No ano passado, representantes da Uern acompanharam a programação. Agora, com a aproximação entre a Universidade estadual e os organizadores, haverá um estande, ampliando a presença da instituição.