uern-realiza-9o-convocacao-de-professores-para-atuar-no-parfor

No data em que se comemora o Dia da Consciência Negra e o Dia de Zumbi, 20 de novembro, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), em parceria com várias entidades religiosas, realizou, na tarde e noite de hoje, o V Encontro do Fórum das Comunidades Tradicionais de Terreiros de Matriz Afro-Ameríndia de Mossoró, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, e a Louvação ao Baobá, na Praça Cícero Dias, ao lado da Estação das Artes Elizeu Ventania.

O Pai Bolinha de Ogum conduziu as atividades religiosas ressaltando a união dos povos da comunidades tradicionais e da sociedade no combate ao racismo e ao preconceito religioso.

“Além de estarmos comemorando o Dia da Consciência Negra e Dia de Zumbi dos Palmares, estamos comemorando hoje os 20 anos da Louvação ao Baobá em Mossoró. Estamos resistindo ao preconceito e à intolerância religiosa. Tem muita luta pela frente, nós ainda não alcançamos tudo aquilo que almejamos, mas podemos dizer que alcançamos muitas coisas”, destacou.

Para a reitora da Uern, professora Cicília Maia, todos os presentes no evento tem uma missão de levar a mensagem de união, positividade e respeito às crenças adiante.

“É assim que eu tenho feito ao longo da minha trajetória na Universidade, quando essa pauta me foi apresentada, quando eu ainda era pró-reitora de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis. E de lá para cá, eu vejo muitas pessoas agregando essa luta, mas também celebrando as conquistas relacionadas aos povos negros e negras. Reafirmo aqui o compromisso da nossa Universidade em relação a essa pauta tão importante. Aproveite a nossa Universidade como esse instrumento de transformação e que a gente possa levar as pessoas o quanto a gente pode fazer muito mais, promovendo a paz, promovendo a justiça, promovendo a igualdade para todas as pessoas”, discursou.

Lucas Súllivam Marques Leite, coordenador geral do Fórum das Comunidades Tradicionais, explica que o enaltecimento à árvore africana significa um momento de encontro para comemorar o que foi conquistado ao longo do último ano e também para recarregar as energias.

“Recarregar as forças para os desafios que nós ainda precisamos vencer para avançar cada vez mais. O sentimento é de gratidão, vamos seguir em frente”, finalizou.