uern-realiza-9o-convocacao-de-professores-para-atuar-no-parfor

“Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”. É o tema da XI Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (XI SCTI), que será realizada de 20 de novembro a 1 de dezembro em todos os seis campi da Instituição. A programação ocorrerá de forma híbrida, com atividades presenciais e online.

Em um tempo onde o conhecimento científico tem sido alvo de discursos negacionistas, é necessário reafirmar cada vez mais a importância da ciência no cotidiano das pessoas, e a SCTI da Uern abraça essa missão há mais de uma década, promovendo a popularização do conhecimento científico para além dos muros da Universidade.

Neste ano, o tema escolhido está em consonância com a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, e faz alusão ao Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O objetivo é reconhecer a importância das ciências básicas para atingir pelo menos sete dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas (ONU).

Logo na programação de abertura, no dia 20 de novembro, a XI SCTI da Uern traz uma das expoentes da produção científica do país, a prof. Dr. Helena Bonciani Nader, que tem ampla atuação em instituições de incentivo à ciência, entre elas a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A pesquisadora, que é Doutora Honoris Causa da Uern, ministrará uma palestra sobre o tema geral da Semana, que será transmitida às 19h, no Canal Uern Oficial no Youtube.

“É um momento de muita importância para a comunidade acadêmica. Teremos a palestra da professora Helena Nader, que é nossa Doutora Honoris Causa, apresentações de trabalho e um relevante espaço de debate e troca de conhecimento sobre a produção científica na nossa Universidade. Convidamos a todos e todas a participar da programação”, declara a reitora Cicília Maia.

A programação da Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da Uern contará com palestras dos pesquisadores Profa. Dra. Maria Reilta Dantas, Dr. Antônio Júlio Garcia, Dr. Diego Nathan, Dr. Pablo Castro, Dr. Rodrigo Jácob Moreira, Me. Jéssica Neiva e Mateus Lucas. Também serão realizadas oficias e o Salão de Iniciação Científica, com atividades em todos os Campi.

A XI Semana de Ciência Tecnologia e Inovação objetiva agregar docentes e discentes das diversas áreas do conhecimento, a fim de compartilhar as pesquisas desenvolvidas em todos os campi da universidade, no âmbito da Iniciação Científica. O evento é realizada por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propeg), Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) e Pró-Reitoria de Extensão (PROEX).