uern-realiza-9o-convocacao-de-professores-para-atuar-no-parfor

A etapa municipal da Conferência Nacional de Educação Extraordinária (CONAEE) 2023/2024 ocorre neste mês em vários municípios potiguares e servidores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) participam dos debates. A pauta é o Plano Nacional de Educação, que será elaborado para os próximos dez anos a partir de 2024.

“A participação dos profissionais da Uern é importante nos segmentos do ensino superior para contribuir na discussão e nos eixos do documento referência”, disse a professora Sirleyde Dias, do Departamento de Educação do Campus Mossoró. Ela coordena o polo 10 da conferência.

Educação básica, ensino superior e educação profissional são objeto de deliberação.

As conferências intermunicipais estão ocorrendo no polo 10. Abrange os municípios Areia Branca, Baraúna, Caraúbas, Governador Dix-Sept Rosado, Grossos, Messias Targino, Mossoró, Olho D’ água dos Borges, Patu, Serra do Mel, Tibau e Upanema.

Podem se inscrever nas conferências professores e demais trabalhadores da educação, das redes pública e privada, gestores, dirigentes, conselheiros, estudantes, pais, mães e responsáveis.

De acordo com a professora Fernanda Abreu, titular da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), “a Uern tem sido uma articuladora e formadora educacional histórica, principalmente nos âmbitos estadual e regional, além de também contribuir, através do SiSu, para a formação no ensino superior em nível nacional. Importa-nos enquanto instituição não apenas integrar eficazmente esse sistema, mas também contribuir para o aprimoramento de suas regras, planos e metas. Somos uma comunidade educativa para qual a integração e a participação ativas se fazem essenciais. Assim, estaremos acompanhando de perto as ações regionais, estaduais e nacionais ligadas ao Plano Nacional de Educação, iniciando-se pela participação nas Conferências Intermunicipais”.

“Muito importante essa comunicação para toda a nossa comunidade universitária, estudantes, técnicos, docentes, para que eles possam se debruçar em cima do que está sendo construído sobre o Plano Nacional de Educação, que tem validade de dez anos, 2024 a 2034. Então, é necessário que todos tenham o entendimento do que está sendo pautado para os próximos 10 anos enquanto a educação pública, e por isso, da necessidade de compartilhar com todos, para que todos possam também, nesse momento de construção coletiva, opinar e refletir sobre os principais pontos de avanço na educação”, completou a reitora Cicília Maia.

Em Mossoró, sede do polo 10, o colóquio está marcado para 31 de outubro, dia até o qual os interessados devem se habilitar até meio dia NESTE LINK.