uern-realiza-9o-convocacao-de-professores-para-atuar-no-parfor

A presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Macedo, foi a palestrante do debate sobre perspectivas e desafios no financiamento das universidades, realizado do segundo momento da programação desta quinta-feira, 19, segundo dia do 70º Fórum da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), realizado no Hotel Garbos.

A professora Vera Lúcia da Rocha, reitora da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), participou como mediadora, e a reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Cicília Maia, esteve presente enquanto presidente da Câmara Técnica de Gestão, Governança e Legislação da Abruem.

Fernanda Macedo discorreu sobre a história do FNDE e dos programas da autarquia. Falou ainda sobre a necessidade de desburocratizar os procedimentos do financiamento de obras e infraestrutura das universidades. “Estamos na remodelação do formato dos convênios para que eles possam ser mais efetivos e mais claros”, disse, apostando numa educação de qualidade.

A reitora da Uern tratou sobre as experiência da obtenção da autonomia financeira e se dispôs a conversar com as instituições que almejam seguir o mesmo caminho. “Percebemos o quão importante é a autonomia financeira naquelas que já conquistaram”, salientou. Cicília Maia registrou ainda outras conquistas da instituição norte riograndense, como o fim da lista tríplice.

O professor José Alfredo Guerra, reitor do Centro Universitário Municipal de Franca, mencionou os desafios das universidades municipais, que geralmente cobram mensalidades, e sua concorrência com as instituições privadas.

Na mesa, tratou-se ainda dos planos de cargos, carreiras e remuneração das instituições vinculadas.

Confira mais fotos NESTE LINK.

Fotos: Rodrigo Oliveira/Uern