uern-realiza-9o-convocacao-de-professores-para-atuar-no-parfor

O professor Andersonn Henrique Araújo, do Departamento de Artes da Faculdade de Letras e Artes da Uern, irá ministrar, nesta sexta-feira (6), às 11:30, a palestra “Salvação Cultural e Educação Musical”, que acontecerá na Universidade de Western Ontário, no Canadá, e transmitida a remotamente.

Durante a palestra, o docente apresentará dados referentes a sua pesquisa de doutorado em Ciências Sociais, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a qual aborda projetos sociais que utilizam a música como instrumento de transformação social no estado.

O estudo apresenta dados do Projeto Ilha de Música, que ocorre no Bairro da Redinha, na cidade de Natal.

O link para acompanhar a palestra pode ser solicitado diretamente ao professor, através do e-mail andersonnaraujo@uern.br.

Confira abaixo um resumo sobre a palestra:

“As paisagens urbanas apresentam frequentemente uma justaposição gritante de riqueza e de pobreza, sublinhada por disparidades económicas e sociais generalizadas.

Nestes ambientes, os cartéis da droga exploram crianças e adolescentes, exacerbando a divisão socioeconômica existente. Em meio a esse cenário complexo, surgem iniciativas dignas de nota: a criação de orquestras infantis e juvenis em bairros desfavorecidos.

Estas orquestras transmitem educação musical a indivíduos aspirando a remodelar as suas atitudes e comportamentos. O objetivo global dessas ações é resgatar esses jovens das garras da desilusão e do desvio, mitigando, em última análise, resultados negativos como a pobreza, a violência e o crime.

Esta cena poderia descrever o ambiente de quase todas as grandes cidades do mundo e as ações criadas para enfrentar esses problemas.”