uern-realiza-9o-convocacao-de-professores-para-atuar-no-parfor

Texto: Maurício Barros – Estagiário de jornalismo

O projeto de extensão “Vigilância e promoção em saúde no contexto escolar (VPSE): ações e estratégias de enfrentamento”, da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Faen/Uern) realizou VIII WEBNAR do Programa Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS) Comunidade. Com o tema – Ações Educativas e Estratégias de Comunicação em Vigilância em Saúde nos territórios, a webaula ocorreu na última sexta-feira, 24, com transmissão pelo canal do Youtube PNVS Comunidade.

O evento contou com a participação facilitadora da PNVS Comunidade, a farmacêutica Débora Melecchi; coordenadora geral do projeto VPSE, Suzana Carneiro; a coordenadora do Projeto INFPAC: Informação para a Ação Como Estratégia de Enfrentamento às Doenças e Agravos de Notificação Compulsória no Município de Parnaíba/PI (UESPI), Prof. Thatiana Araújo; e discentes e bolsistas do projeto VPSE.

A webaula abordou temas sobre a desinformação e os desafios para a Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS). A Linha de Ação 5 – Tecnologias da Comunicação, Informação e Monitoramento de Vigilância em Saúde do PNVS Comunidade visa debater os desafios de proteger a saúde e a vida, cumprindo o papel de combate às desinformações no contexto da política de vigilância em saúde.

A aula teve como expositores o Pró-Reitor de Extensão da Uern, Esdras Marchezan; o professor Orlando Maurício, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI); a professora Mízia Emanuella Mendes, do Centro Estadual de Formação de Educadores e Atendimento aos Surdos – CAS Mossoró; professora Karliane Araújo, enfermeira da Estratégia Saúde da Família (ESF) do município de Bruriti dos Lopes – Piauí; e professora Gisele Bezerra, coordenadora acadêmica do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde – Piauí.

O projeto “Vigilância e promoção em saúde no contexto escolar: ações e estratégias de enfrentamento” tem como objetivo desenvolver ações e estratégias de enfrentamento à vigilância e promoção em saúde nas escolas públicas do ensino fundamental em Mossoró.