uern-realiza-9o-convocacao-de-professores-para-atuar-no-parfor

Texto: Maurício Barros – Estagiário de Jornalismo

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex), da Universidade do Estado do Rio Grande (Uern), realizou, nesta sexta-feira, 25 de agosto, no Auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic), a abertura do I Seminário Universidade e Terceiro Setor  – Construindo Parcerias. A programação segue ao longo do dia, com palestras e capacitações destinadas a entidades do terceiro setor e ao público em geral.

Na ocasião, a subsecretária do trabalho da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS), Joana D’Arc de Medeiros, destacou que a parceria entre o terceiro setor e a universidade possibilita a garantia de direitos e o fortalecimento de políticas públicas para quem necessita. “Estamos construindo e ampliando esses diálogos, para fortalecer espaços de discussões e a garantia de políticas públicas eficazes”, comentou.

A reitora Cicília Maia enfatizou que a Uern busca, através de diálogos e esforços, construir experiências com entidades da sociedade civil organizadas. “A Universidade precisa estar próxima das entidades e estabelecer parcerias, para construir diálogos como instrumento de inclusão. A Uern precisa visualizar problemas e construir soluções junto ao público”, disse.

O Pró-Reitor de Extensão, Esdras Marchezan, destacou que o encontro foi construído por meio do contato com as entidades, como uma forma de estabelecer e construir soluções a partir das demandas das entidades do terceiro setor.

“É uma política institucional da Uern em aproximar a universidade das entidades que fazem parte do terceiro setor do RN. Dessa forma, abrimos um cadastro pra saber que instituições teriam interesse de manter parcerias com a Uern e recebemos mais de 30 solicitações. Fizemos uma reunião com essas instituições para ouvir, saber quais as suas principais demandas, e entender de que forma a universidade poderia contribuir”, comentou.

Organizado pela Diretoria de Educação e Ações Comunitárias (Deac/Proex) e pelo Núcleo de Políticas Públicas (NPP/Uern), o evento reúne profissionais com atuação em projetos nas áreas sociais para diálogos e momentos de capacitação, aberto a representantes de associações, fundações, institutos, movimentos sociais, coletivos e demais Organizações da Sociedade Civil (OSCs).

A ação busca ampliar a parceria entre a universidade e o terceiro setor, na construção de projetos de forte impacto social.