uern-realiza-9o-convocacao-de-professores-para-atuar-no-parfor

Texto de Maurício Barros, Estagiário de Jornalismo

Nos corredores da Universidade, nas bibliotecas e nas salas de aula, os estudantes são muito mais do que meros aprendizes. São exploradores de ideias, cultivam sonhos e trilham caminhos tendo como pilares a educação e o conhecimento.

Como ferramenta de transformar a sociedade, segundo Paulo Freire, a educação muda as pessoas e, consequentemente, as pessoas transformam o mundo. Diariamente, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) transforma vidas, tendo como foco os estudantes, que são primordiais para manter a instituição viva, plural e repleta de sonhos.

Como comemoração a essa data, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) organiza uma programação alusiva ao Dia do(a) Estudante, celebrado no dia 11 de agosto. Nesta quinta-feira, 10, as atividades são realizadas na Uern Mossoró, das 8h às 21h, com palestra, feira de artesanato e produtos naturais, vacinação (Febre Amarela, Covid-19, Influenza, Hepatite B e Tétano), testagem rápida (HIV/IDS, Sífilis e Hepatites), práticas integrativas e apresentações culturais.

A estudante de Jornalismo Joyce Neres, comenta que esses momentos são ricos e singulares para a Universidade, que mantém o contato para os estudantes trocarem ideias e conhecerem os talentos da Uern. “Esses eventos são importantes para a gente se sentir vivo dentro da Universidade. E também oportunizar esses talentos a mostrar seus empreendimentos e talentos culturais”, disse.

Joyce Neres, estudante de Jornalismo destacou a diversidade de atrações no evento, despertando o orgulho de fazer parte da Uern Fotos: João Moura/Agecom

A professora Cicília Maia compareceu ao evento e, em seu discurso, destacou a alegria em poder partilhar a celebração aos estudantes. “A essência da nossa Uern são os estudantes, então nós trazemos a mensagem de motivação e entusiasmo, lembrando que a Uern é socialmente referenciada, inclusiva e includente, fazendo um papel social transformador para milhares de estudantes de graduação e pós-graduação”, comentou.

A professora enfatizou os indicadores sociais e educacionais, e destacou que, neste ano, a Uern completa 55 anos, sendo considerada um patrimônio do Rio Grande do Norte. “Este ano a Uern completa 55 anos, onde o slogan é  ‘A Uern também é sua’. Então, a gente intensifica a campanha para mostrar a importância da educação como ferramenta de emancipação, de libertação e transformação social”, salientou.

O momento contou com exposição artística dos estudantes

O estudante Francisco Vinicius, do curso de Publicidade e Propaganda, disse que o evento mostra a importância da comunidade acadêmica nos espaços da Uern. “A comunidade pode utilizar esse espaço e promover a educação pública, os espaços culturais e a interação entre os cursos”, destacou.

Lenna Indyara, chefe do setor de atenção à saúde e qualidade de vida dos estudantes da Prae, ministrou a oficina “Um olhar para a ansiedade: ser você”, que tem como objetivo refletir sobre o enfrentamento da ansiedade no ambiente acadêmico. “Estamos proporcionando espaços de fala e escuta, e olhar para a ansiedade como uma forma de responsabilidade com a saúde mental e qualidade de vida”, disse.

Houve ainda apresentação musical dos estudantes da Uern

A discente do curso de Pedagogia Lisa Cristina Silva, participou da oficina e disse estar feliz pelo momento de reflexão e as dinâmicas propostas. “Vivemos muitos agitados, com um cotidiano cheio de tarefas. Parar para esse momento e ter um olhar para si é uma forma de cuidado e atenção à nossa saúde”, enfatizou.

A Uern Assú também desenvolveu uma programação especial para acolher a comunidade estudantil nesta quinta-feira, dia 10, com espaço para fotos, música e gincana.

Já a Uern Natal tem um espaço para fotos, e um momento comemorativo com lanche, música e distribuição de brindes para os discentes.

Na sexta-feira, 11, a Uern Pau dos Ferros programou suas atividades com atrações culturais, práticas integrativas e sorteio de brindes. Na mesma data, será realizada a live “Estudante, a Uern é sua”, apresentada pela aluna Alice Sousa, do curso de Publicidade e Propaganda, no Instagram da Uern Oficial.

A live contará com a participação de estudantes de todos os campi, e tem como objetivo mostrar o protagonismo estudantil nos espaços da Uern e na sociedade.

No dia 14 de agosto, a Uern Caicó desenvolverá sua programação, com atividades culturais, práticas integrativas e lanche coletivo. No dia 16 de agosto, é a vez da Uern Patu, com acolhimento, apresentações culturais e sorteio de brindes.

Confira todas as fotos neste link.

Os estudantes do curso de Publicidade e Propaganda participaram do evento e ressaltaram que a programação permitiu o contato com outros cursos da Universidade