uern-realiza-9o-convocacao-de-professores-para-atuar-no-parfor

Texto de Maurício Barros, estagiário de Jornalismo

O Laboratório de Práticas Educativas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Lape/Uern) reiniciou suas atividades após as reformas que visaram à melhoria do espaço. Neste mês, foi realizada a primeira oficina desde a reabertura, ministrada pela professora Giovana Amorim, sobre o uso de brinquedos com crianças da Educação Infantil. A oficina contou com a participação dos discentes do quarto período de Pedagogia.

Giovana Amorim explica que os discentes estudaram sobre brinquedos industrializados, cantados e brinquedos com materiais recicláveis, tendo como objetivo estudar o binômio, ou seja, as interações e brincadeiras para crianças entre zero e seis anos de idade.

“A importância desse momento foi tornar a formação científica, teórica e prática, despertando nos alunos que estão se formando em pedagogia, a consciência e a importância da ludicidade no processo de formação docente”, destaca.

O Laboratório de Práticas Educativas tem o objetivo de construir uma relação educativa baseada na cooperação e na troca de experiências entre a Universidade e a comunidade do município de Mossoró. Para as escolas que desejam receber as práticas educativas dos alunos e docentes da Faculdade de Educação, a solicitação deverá ser feita através do e-mail lapeuern@gmail.com.

Confira as fotos da oficina neste link.

Sobre o Lape
O Lape iniciou suas atividades em 1988, com a finalidade de apoiar as ações acadêmicas na área das Metodologias de Ensino no Curso de Pedagogia. Ao decorrer do tempo, em virtude do grande número de demandas, o laboratório ampliou sua função, passando a envolver atividades de pesquisa e extensão.

Em 2011 o laboratório foi contemplado com o Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência), coordenado pela professora Dra. Meyre-Ester de Oliveira, uma articulação entre a Capes e a Uern.

Essa ação possibilitou a reestruturação do espaço recebendo materiais pedagógicos diversificados para as áreas de português, matemática, ciências e geografia. Em 2020, o Lape passou a contar com a coordenação da professora Giovana Amorim e da técnica especializada em Pedagogia, Andressa Montenegro.

O Lape agrega a função da tríade universitária: um espaço de ensino teórico-prático para o curso de Pedagogia, levando o saber às escolas; o projeto de formação de professores para a Educação Infantil; um espaço de pesquisa para o Pibic; e um campo de investigação para alunos da graduação e pós-graduação.