uern-realiza-9o-convocacao-de-professores-para-atuar-no-parfor

Em comemoração ao Dia Mundial do Cérebro, celebrado em 22 de julho, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) promoverá uma ação especial com servidores ativos e aposentados no intuito de conscientizar e promover a saúde do cérebro. A atividade ocorrerá no próximo sábado, 22, a partir das 7h30, no Parque Municipal Professor Maurício de Oliveira.

A iniciativa é desenvolvida por meio de uma parceria entre o Programa Uern Vida Saudável e o Ciclos – Programa de Preparação para aposentadoria, da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep/Uern). Durante a atividade, servidores ativos e aposentados poderão desfrutar de uma manhã de cuidados integrativos com a saúde.

A programação contará com aula de Tai Chi Chuan, com o professor Gildo Bento, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), seguida de uma roda de conversa sobre o tema prevenção das doenças do cérebro, com o professor Carlos Menandro. Logo após, terá o encerramento das atividades com um lanche saudável coletivo.

Na roda de conversa, Carlos Menandro que atua como professor no departamento de Ciências Biomédicas da Uern, dará dicas e orientações sobre os cuidados que devem ser tomados diariamente para cuidar da saúde do cérebro e prevenir doenças.

Ele destaca cinco dicas essenciais para manter a saúde do cérebro. Veja quais são elas:

1 – Alimentação – Manter uma alimentação saudável e balanceada, evitando certos tipos de alimentos e se hidratando regularmente é de suma importância para evitar vários problemas de saúde, principalmente as doenças neurológicas.

2 – Atividade física – A prática de exercícios físicos é fundamental para manter o cérebro em pleno funcionamento, regulando a liberação de substâncias essenciais para uma vida saudável, como a serotonina e a dopamina.

3 – Contato social – Os relacionamentos interpessoais contribuem para melhora da atenção, memória, capacidade de resolução de problemas e das funções executivas. Isso significa dizer que cultivar laços com outras pessoas ajuda a preservar as funções cerebrais.

4 – Controle de comorbidades – A comorbidade significa a presença de alguma doença que coexiste com outra em uma mesma pessoa. Para uma prevenir doenças do cérebros, é importante o cuidado e o controle das comorbidades.

5 – Controle da ansiedade e estresse – Adotar hábitos saudáveis para controlar os níveis de estresse e ansiedade é fundamental para melhorar a saúde mental e prevenir doenças do cérebro.